Há
40 anos os curitibanos receberam de braços abertos o primeiro grande
centro de compras da capital paranaense. Para abrir as comemorações e
saudar essa relação de afeto, o Shopping Mueller escolheu
o dia dos 330 anos de Curitiba para uma manhã cheia de novidades
apresentadas em primeira mão aos lojistas e a convidados especiais. Um
quarteto de cordas executou a música feita especialmente para ser a
identidade sonora do Mueller, na primeira ação de "sound branding”
feita por um shopping do Sul do Brasil. Em seguida, foi exibida a
campanha publicitária que dá início às comemorações de 40 anos,
reafirmando a presença “Sempre na sua vida”. Para coroar a manhã, o ator, autor e diretor Miguel Falabella
envolveu a todos com uma palestra sobre felicidade e sobre como a vida
ensinou a ele uma “receita de sucesso” - que ele generosamente dividiu
com o público.
“Fomos
pioneiros desde o início, valorizando a relação com a cidade e buscando
proporcionar aos curitibanos a melhor experiência, muito além do
consumo. Neste aniversário, presenteamos nossos clientes com um projeto
de sound branding, que traduz nossa marca por meio da música. Ainda são
poucas as marcas que têm essa sonoridade e nós queremos ser reconhecidos
também através da música para enaltecer a afetividade que os
curitibanos têm com o shopping”, ressalta a superintendente do shopping, Daniela Baruch, ao lembrar que o Shopping Mueller conquistou
o público apostando na aliança entre tradição e inovação e, após quatro
décadas, ocupa um espaço mais do que especial no coração das pessoas
porque faz parte da história delas.
Miguel
Falabella provou que essa interação do Mueller com a cidade é maior do
que se pensa ao contar que ele próprio tem uma história com o primeiro
shopping de Curitiba, que resultou num dos maiores sucessos de sua
carreira. “Há 18 anos fiz uma peça em Curitiba e minha mala foi
extraviada. Cheguei na cidade sem figurino e o diretor disse para eu ir
até o Mueller escolher uma roupa. Ao sair da loja, uma senhora me
abordou pedindo um autógrafo. Perguntei o nome dela e me disse que era
Rute, com um R bem puxado. Achei curioso e quis saber de onde ela era.
Então me disse que era a Rute, de Pato Branco. E ela me inspirou a dar
vida à Bozena, personagem patobranquense icônica interpretada por
Alessandra Maestrini, em Toma Lá Dá Cá.”
A novíssima experiência da identidade sonora
Ainda
pouco explorado no Brasil, o conceito de sound branding vem ganhando
destaque no mundo e o Mueller é o primeiro shopping do Sul do Brasil a
criar sua própria identidade sonora. O projeto desenvolvido pela Brand
Audio Producer (BAP) foi feito a partir da identificação dos valores da
marca. “Toda marca tem uma essência e, se pudéssemos identificar o
Mueller em uma única palavra, com certeza seria atemporal. A partir
dessa personificação da marca buscamos no contexto musical um som que
fizesse sentido”, conta o publicitário Daniel Argolo, que é especialista em branding criativo na BAP.
A
música remete a emoções e muitas das nossas lembranças normalmente
estão associadas a uma trilha sonora. O Mueller tem uma conquista
afetiva, é uma marca que as pessoas respeitam e que agora também será
lembrada de uma maneira sensorial. A passarela intagramável do shopping
recebeu uma ambientação especial para que os clientes possam
experienciar a trilha musical. “Criamos uma passagem por ondas sonoras
coloridas e contagiantes que levam o visitante à imersão na música do
Mueller”, conta Cynthia Maia Batista, gerente de marketing do Mueller.
A
trilha sonora foi pautada nos principais atributos da marca: inovador,
charmoso, acolhedor, atemporal, único, tradicional e pioneiro. Para
seguir a constante transformação, que é marca registrada do Mueller, o
desafio foi encontrar um território sonoro capaz de valorizar a tradição
e o pioneirismo ao mesmo tempo. O resultado é uma combinação de estilos
e notas, executada no instrumento musical que melhor traduz o Mueller: o
violoncelo. A trilha pode ser conferida no vídeo
do shopping que homenageia Curitiba pelo seu aniversário. A assinatura
sonora permite o desenvolvimento de diversos elementos que conectam
ainda mais o Mueller aos curitibanos. “Vamos explorar esse conceito em
nossas campanhas, na rádio interna, nas cancelas, nas esperas de
chamadas telefônicas, entre outros recursos possíveis. As pessoas irão
reconhecer a marca quando ouvirem o nosso sound branding e é essa
experiência sensorial positiva que queremos proporcionar.” explica
Daniela Baruch.
Sempre na sua vida
O Shopping Mueller segue conquistando gerações e reforça o posicionamento Sempre na sua vida, agora acompanhado do selo 4.0,
baseado no conceito de atemporalidade. “O Mueller mantém uma conexão
emocional com várias gerações e o objetivo da nossa campanha é mostrar
que o shopping está sempre se renovando para evoluir com seus clientes”,
explica o publicitário Renato Cavalher, head de criação estratégica do Grupo OM Marketing e Comunicação - que atende o Mueller há mais de dez anos.
Sobre o Shopping Mueller
Desde
sua inauguração, em 1983, o Mueller se preocupou em permanecer como uma
referência em estilo, conforto e sofisticação. São mais de 200 lojas de
marcas de renome nacional e internacional, além do moderno complexo de
cinemas Cinemark, que conta com salas de exibição em 3D, restaurantes,
atividades culturais e as melhores experiências.
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