MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 30 de março de 2023

Dieta personalizada ajuda na recuperação de pacientes renais no Regional de Marabá

 


  

Pacientes recebem refeições antes e após as sessões de hemodiálise, que contribuem para uma melhor qualidade de vida. 

  

 O Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, tem investido na orientação nutricional personalizada para o tratamento de pacientes renais, obtendo excelentes resultados na recuperação e bem-estar desses usuários.   

  

Com uma equipe multidisciplinar especializada, o centro de hemodiálise do hospital pertencente ao Governo do Pará, tem desenvolvido dietas adaptadas às necessidades de cada paciente, utilizando a nutrição como elemento chave para o processo de melhoria.  

  

A ação é o destaque desta semana porque na sexta-feira, 31/3, o país exalta o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, data que visa conscientizar a sociedade sobre a importância da alimentação saudável, para a promoção do bem-estar e qualidade de vida.  

  

A paciente Berlândia Silva Souza, da cidade de Jacundá, realiza tratamento de hemodiálise na unidade há quase dois anos. Ela relata que sempre teve dificuldade em manter uma alimentação saudável, e que isso impactava sua qualidade de vida devido às restrições impostas pela doença renal.   

  

“A orientação alimentar tem sido importante na minha recuperação porque antes eu não sabia o que comer e acabava prejudicando meu tratamento, mas agora com a dieta personalizada e apoio da equipe do hospital, sinto que estou no caminho certo e mais disposta na realização das minhas atividades diárias”, explica. 

  

A nefrologista do HRSP, Larissa Rodrigues da Costa, observa que a doença renal é um problema de saúde que pode levar à falência dos rins e aumenta o risco de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais. 

  

“É uma doença silenciosa em que gradualmente os rins perdem a capacidade de funcionar, levando ao acúmulo de toxinas no corpo. Os sinais consistem basicamente em falta de apetite, inchaço nos pés, pernas ou rosto, fadiga, anemia, pressão arterial elevada e urina com espuma. É importante reconhecer os sinais de alerta e buscar atendimento médico imediato”, aconselha a profissional. 

  

Nutrição  

  

Débora Souza Lima, nutricionista que atua pela Pró-Saúde na unidade, destaca que, para elaborar uma dieta personalizada, é preciso considerar fatores como: o estágio da doença renal, a presença de outras condições de saúde e os hábitos alimentares do paciente.   

  

“Não existe uma dieta única para os pacientes renais. Cada caso precisa ser tratado de forma individualizada. A dieta deve conter proteína de alta qualidade, carboidratos complexos, vitaminas e minerais essenciais com restrição de sódio, potássio e fósforo, devendo evitar alimentos processados, enlatados e fast food”, ressalta.  

  

Ela detalha que as orientações alimentares são transmitidas durante as escutas realizadas no hospital. Além disso, antes e após cada sessão de hemodiálise, os pacientes recebem lanches e refeições, que atendem aos critérios nutricionais para promover a saúde.    

  

“Uma nutrição adequada ajuda a retardar a progressão da doença renal e melhora a qualidade de vida dos pacientes. Consultar um nutricionista especializado é importante para obter um plano alimentar personalizado que atenda às necessidades de cada indivíduo”, explica Débora.   

  

Recomendações aos pacientes renais:  

  

Proteínas de alta qualidade — peixes, aves e ovos são boas opções de proteínas com menos fósforo.  

  

Frutas e legumes — ricos em vitaminas e minerais essenciais, eles também contêm menos fósforo que outros alimentos.  

  

Carboidratos complexos — arroz, macarrão e pão integral são boas fontes de carboidratos saudáveis.  

  

Gorduras saudáveis — azeite de oliva, abacate e nozes são fontes de vitaminas saudáveis ​​e importantes para a saúde.  

                     

Alimentos que se deve evitar — queijos, carnes processadas, bebidas esportivas, refrigerantes e alimentos industrializados em geral, que são ricos em sódio, potássio e fósforo.  

  

Hidratação — o paciente também deve limitar a ingestão de bebidas alcoólicas, para reduzir a sobrecarga renal.  

  

Referência em nefrologia   

  

O Centro de Hemodiálise do Hospital Regional do Sudeste do Pará foi inaugurado em 2019. O serviço moderno e bem equipado conta com salas de observação, consultórios ambulatoriais, serviço de hemodiálise com 22 cadeiras para realização de sessões em três turnos. Em 2022, o HRSP realizou mais de 13 mil sessões de hemodiálise, atendendo um total de 1.140 pacientes.  

  

A unidade atua como referência para média e alta complexidades para mais de 1 milhão de pessoas, residentes em 22 municípios da região, e possui perfil de atendimento com foco nas especialidades de neurocirurgia, traumatologia, ortopedia, urologia, neonatal, hemodiálise, gestação de alto risco, hemodinâmica e cirurgia geral.  

Atenciosamente, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário