MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 29 de março de 2023

Boas práticas podem contribuir para a adoção de hábitos mais sustentáveis por todos os envolvidos na obra.

 

Boas práticas podem contribuir para a adoção de hábitos mais sustentáveis por todos os envolvidos na obra.

A construção civil é uma das principais atividades econômicas em todo o mundo, responsável por uma parcela significativa das emissões de gases de efeito estufa e pelo consumo de recursos naturais. Nesse contexto, a sustentabilidade em obras é um tema cada vez mais relevante, que exige a adoção de práticas e tecnologias que reduzam o impacto ambiental e promovam a preservação dos recursos naturais.

A sustentabilidade em obras pode ser entendida como o conjunto de práticas e tecnologias que visam reduzir o impacto ambiental da construção civil, desde a escolha dos materiais até a operação e manutenção das edificações. Alguns dos principais aspectos da sustentabilidade em obras incluem:

  • Escolha dos materiais: a escolha dos materiais é um fator crítico para a sustentabilidade em obras. Materiais como madeira certificada, vidro reciclado, concreto com baixo teor de emissão de CO2 e tintas ecológicas podem contribuir para a redução do impacto ambiental da construção civil.
  • Eficiência energética: a eficiência energética é outro aspecto importante da sustentabilidade em obras. A adoção de sistemas de iluminação e climatização eficientes, a utilização de fontes renováveis de energia e a implantação de sistemas de gestão de energia podem reduzir significativamente o consumo de energia e as emissões de gases de efeito estufa.
  • Gestão de resíduos: a gestão de resíduos é fundamental para a sustentabilidade em obras. A separação dos resíduos por tipo, a reutilização de materiais e a destinação correta dos resíduos podem reduzir o impacto ambiental da construção civil e contribuir para a preservação dos recursos naturais.
  • Uso de água: o uso de água é outro aspecto crítico da sustentabilidade em obras. A utilização de tecnologias que reduzem o consumo de água, como torneiras com sensor e sistemas de captação de água da chuva, pode contribuir para a preservação dos recursos hídricos.
  • Paisagismo e áreas verdes: a implantação de áreas verdes e o uso de técnicas de paisagismo podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem ou trabalham nas edificações. Além disso, as áreas verdes podem ajudar a reduzir a poluição do ar e das águas e a aumentar a biodiversidade local.
  • A ideia da sustentabilidade em obras é um tema cada vez mais importante, que exige a adoção de práticas e tecnologias que promovam a preservação dos recursos naturais e a redução do impacto ambiental da construção civil. A escolha dos materiais, a eficiência energética, a gestão de resíduos, o uso de água e o paisagismo são alguns dos aspectos críticos da sustentabilidade em obras, que podem contribuir para a construção de um futuro mais sustentável e justo.

BIM e a Construção Sustentável

Outra ferramenta que pode ser usada para ajudar na construção sustentável é o Building Information Modeling (BIM). BIM é uma metodologia que permite a criação de modelos tridimensionais de edifícios, incluindo informações sobre a geometria, estrutura, sistemas mecânicos e elétricos, materiais e outras informações relevantes.

O uso da metodologia BIM pode ajudar a melhorar a eficiência energética de um edifício, reduzindo o consumo de energia durante a fase de operação. O BIM pode ser usado para analisar o desempenho energético do edifício e identificar oportunidades para melhorias na eficiência energética. Isso pode incluir a seleção de materiais de construção com maior eficiência energética, a identificação de oportunidades para a instalação de equipamentos de energia renovável, como painéis solares e turbinas eólicas, e a identificação de oportunidades para melhorar o isolamento térmico do edifício.

O BIM também pode ajudar a melhorar a eficiência da construção, reduzindo o desperdício de materiais e minimizando a quantidade de tempo e recursos necessários para concluir um projeto. O BIM pode ser usado para criar um modelo virtual do edifício antes que a construção comece, permitindo que os construtores identifiquem e resolvam quaisquer problemas de design antes que a construção comece. Isso pode ajudar a evitar erros e a necessidade de retrabalho, reduzindo o desperdício de materiais e economizando tempo e dinheiro.

Além disso, o BIM pode ajudar a melhorar a segurança no canteiro de obras, permitindo que os construtores visualizem o projeto em um ambiente virtual antes da construção começar. Isso pode ajudar a identificar quaisquer riscos de segurança potenciais e garantir que todas as medidas de segurança necessárias sejam implementadas antes que a construção comece.

Em resumo, o BIM pode desempenhar um papel importante na construção sustentável, permitindo que os construtores criem edifícios mais eficientes em termos de energia, reduzam o desperdício de materiais e melhorem a segurança no canteiro de obras. O uso do BIM pode ajudar a construção a se tornar mais sustentável e contribuir para um futuro mais verde.

Sobre a AX4B

A AX4B é uma organização que se especializou em soluções de tecnologia, sempre com inovação e suporte eficiente. Isto, com time de infraestrutura especializado para suportar migrações e grande transação de dados na nuvem.

Hoje a AX4B trabalha com os principais fabricantes de tecnologia e softwares do mundo, visando oferecer soluções que atendam às necessidades de negócio, o desenvolvimento dos clientes e a transformação digital dos processos. Em constante crescimento, possui atuação nacional, com escritórios em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande dos Sul, Goiânia/ Distrito Federal, Pernambuco e Espírito Santo.

Contatos da assessoria

Raíssa Vaz

Tel: +55 44 991195230 + 55 11 3865-2829

Email: raissa@triwi.com.br


TRIWI

triwi.com.br

Endereço

Av. Queiroz Filho, 1.700 - Casa 21 - Vila Hamburguesa

CEP: 05319-000 - São Paulo, SP



Por Eduardo Lazzuri, Diretor da Unidade de Negócios de Design e Engenharia da Ax4B

Nenhum comentário:

Postar um comentário