MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 30 de março de 2023

Dia Internacional do Livro Infantil: 7 livros para crianças que estão aprendendo a ler

 


Assessoria de imprensa dos Colégios Maristas

Dia Internacional do Livro Infantil: 7 livros para crianças que estão aprendendo a ler

No dia 2 de abril, a celebração acontece em homenagem ao escritor Hans Christian Andersen

O escritor dinamarquês Hans Christian Andersen foi o primeiro a criar histórias especialmente para o público infantil. Por isso, o autor recebe, no dia de seu aniversário, 2 de abril, também a homenagem do Dia Internacional do Livro Infantil. A data foi criada em 1967, pela International Board on Books for Young People - IBBY, que também realiza o mais importante prêmio da categoria com o nome do autor.

Títulos como “O Patinho Feio”, “A Pequena Sereia” são apenas alguns sucessos que compõem a obra de mais de 150 histórias escritas até 1875, quando faleceu. Destinadas às crianças, seus contos buscavam trazer aprendizados e lições valiosas para esse público que antes era esquecido pela literatura. Desde então, muitos autores também se dedicam à literatura infanto-juvenil. 

Hábito saudável

Diversas pesquisas já comprovaram que ler desenvolve a atenção, a capacidade de concentração, incrementa o vocabulário, melhora a memória e o raciocínio. Esses são alguns dos benefícios que justificam a importância de incentivar o hábito desde a infância. 

Para que o primeiro contato com a leitura aconteça da melhor forma, é preciso tomar alguns cuidados. O primeiro é selecionar títulos apropriados, o que fará a diferença para que a criança compreenda a narrativa e se envolva com a história. Escolher livros indicados para a faixa etária também irá ajudar no processo de alfabetização.

Ao mesmo tempo, também é importante que os pais mantenham o hábito de contar histórias para as crianças. Afinal, ler para os pequenos promove o desenvolvimento de habilidades essenciais, ajuda na aquisição da linguagem e ainda fortalece os vínculos familiares.

A bibliotecária do Colégio Marista Santa Maria, Claudia Borinelli, selecionou algumas dicas de livros para crianças que estão aprendendo a ler. Confira:

1. O menino que aprendeu a ver, Ruth Rocha

O mundo é cheio de coisas para se ver: Umas a gente entende, outras não pode entender. Esta é a história do menino João, que aprendeu pouco a pouco uma lição. As coisas do mundo a gente precisa aprender e é isso que se descobre quando se aprende a ler. Aquela fase encantadora em que vamos descobrindo as placas nas ruas, os bilhetes, os cartazes e vamos lendo tudo pelo caminho!

2. Coleção “Os Pingos”, de Mary França

A história dos Pingos traz as personalidades e as cores de cada um dos sete pingos: Pingo de Flor; Pingo de Lua; Pingo de Ouro; Pingo de Sol; Pingo de Fogo; Pingo de Céu; e Pingo de Mar. São livros em caixa alta (letra bastão), que ajudam a quem está iniciando a jornada

da leitura e da descoberta das letras. 

3. O batalhão das letras, de Mario Quintana

Esta é a primeira obra de Mario Quintana voltada para o público infantil. O livro apresenta o alfabeto enquanto ensina poesia, ora ressaltando as formas gráficas das letras, ora seus fonemas. Um singular abecedário poético, em que o autor brinca com as letras e as palavras de nossa língua.

4. Uma letra puxa a outra, de José Paulo Paes

Nesse livro, cada letra do alfabeto ganha uma quadrinha, composta com recursos de rima e ritmo que ajudam a memorização. A letra s, por exemplo, é assim: S;O sapo saltou na sopa de um sujeito que, sem mais papo, deu-lhe um sopapo e gritou: - Opa! Não tomo sopa

de sapo!. As letras maiúsculas facilitam a leitura.

5. Coleção Estrelinhas, de Sonia Junqueira

Uma coleção especial para crianças que estão começando a ler e precisam se aprimorar na aprendizagem da leitura. Os livros têm letras em caixa alta, o que facilita a leitura.

6. O livro da gratidão, de Todd Parr

O autor nos faz pensar sobre os pequenos detalhes pelos quais devemos ser grato, com desenhos bem coloridos, altas doses de sensibilidade e muito bom humor. Aliás, todos os livros de Todd Parr são recomendados para crianças que estão começando a ler, pois são livros bastante atrativos, coloridos, com letras em caixa alta e que abordam temas importantes no contexto infanto juvenil. 

7. O caso do bolinho, de Tatiana Belinki

Um conto tradicional reescrito com a experiência de quem entende de criança. Baseando-se na repetição das ações, o enredo tem um humor natural, perfeitamente adequado às crianças pequenas!

Sobre os Colégios Maristas

Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 21 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário