MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 30 de março de 2023

Endeavor lança estudo “Futuros Possíveis” com foco em mercado de trabalho, responsabilidade social e fomento de diversidade na área de tecnologia

 


Organização apresenta as principais soluções para a formação profissional no setor; Previsão é de ao menos 159 mil novos empregos em tech até 2025 no país

São Paulo, março de 2023 – De acordo com o Fórum Econômico Mundial, ao menos 97 milhões de vagas de empregos surgirão até 2025. Baseada em tal cenário, a Endeavor, rede global formada pelas empreendedoras e empreendedores à frente das empresas que mais crescem no mundo, desenvolveu o material “Futuros Possíveis: profissionais de tecnologia em empresas e organizações”, estudo que mapeou mais de 171 iniciativas privadas, do terceiro setor e público-privadas, e que tem como objetivo compreender a formação em tecnologia para o futuro do trabalho, sob a perspectiva de responsabilidade social e inclusão de diversidade. 

Patrocinado pelo iFood, o estudo aponta que empresas e corporações correspondem a 42,2% de toda a iniciativa de formação de novos profissionais na área de tecnologia no Brasil, seguidos por edtechs, que resultam em 24,6% desse cenário. Já as organizações do terceiro setor, representam 18,1%. Além disso, os stakeholders têm cada vez mais atuado por meio de parcerias, compartilhando conhecimento e recursos.

 

“Temos de compreender e dar à luz as dinâmicas do ecossistema de inovação do Brasil e como são - e estão sendo - formados os profissionais de tecnologia do país. É muito importante nos atentarmos tanto ao papel do setor privado quanto do terceiro setor para que a formação dessas pessoas seja entendida também como responsabilidade social”, diz Andressa Schneider, Head de Insights na Endeavor. 

Ao trazer problema e solução, a Endeavor reforça a responsabilidade social como um caminho de giveback ao ecossistema, além de contribuir para a qualificação de profissionais em uma área com nítida tendência de empregabilidade. No Brasil, segundo dados da Brasscom, estima-se que surjam, pelo menos, 159 mil empregos na área até 2025. 

O estudo aponta que cursos técnicos são a forma mais eficaz de melhorar a demanda do setor, sendo 80% do total de iniciativas. No entanto, essa busca, normalmente, é feita de forma solitária, sendo necessária uma complementação de ações e atividades que formem profissionais em diversas esferas, tanto técnicas quanto socioemocionais. Com isso, evita-se a baixa adesão e até evasão - traços frequentes no setor de tecnologia. “O principal desafio está na formação de qualidade, para que as vagas sejam preenchidas por pessoas ainda mais preparadas para os desafios do mercado e que consigam ajudar a impulsionar esse setor”, complementa Andressa, da Endeavor. 

Devido ao desbalanceamento de aumento de vagas disponíveis e poucos profissionais qualificados para exercer a função, é fundamental que o Brasil se atente, sim, à qualidade de formação, considerando a preparação para o mercado de trabalho. Sendo assim, Endeavor trouxe para o estudo recomendações tanto para o setor privado quanto para o terceiro setor e setor público. Na área privada, o estudo lista parcerias para que se aumente a oferta de cursos preparatórios em tecnologia, além da presença em escolas públicas e privadas, com palestras e materiais para que se desmistifique a profissão e aumente a adesão. Já para o terceiro setor, estão listadas ações em conjunto entre setor público e privado, a fim de aumentar a adesão de novos alunos, incluindo de grupos minorizados, além de seguir o rigor de qualificação. 

“No iFood, investimos constantemente em educação, pois acreditamos que essa é uma das principais alavancas para a transformação social. Entre nossos compromissos públicos, está o de capacitar mais de 5 milhões de pessoas para o futuro do trabalho até 2025, e o de formar e empregar 25 mil pessoas em tecnologia. O estudo conduzido pela Endeavor nos dá um panorama de como podemos ampliar nossas iniciativas para contribuir com a empregabilidade de grupos sub-representados no ecossistema da tecnologia”, afirma Luanna Luna, head de educação no iFood.

Leia o estudo completo em: http://endeavor.org.br/tecnologia/profissionais-de-tecnologia/

Sobre a Endeavor

A Endeavor é a rede global formada pelas empreendedoras e empreendedores à frente das empresas que mais crescem no mundo. No Brasil desde 2000, promove um ecossistema que estimula o crescimento e impacto das empreendedoras e empreendedores que lideram scale-ups.

A organização trabalha em três frentes principais: apoiando e acelerando scale-ups para que multipliquem o seu impacto no ecossistema - só em 2022, contribuíram para a geração de mais de R$ 20 bilhões em receita e manutenção mais de 95 mil empregos diretos; oferecendo soluções de inovação aberta para acelerar a estratégia de inovação das grande empresas e impulsionar o crescimento das scale-ups; e influenciando mudanças de políticas públicas que simplifiquem o ambiente de negócios brasileiro.

Saiba mais em: Site | Linkedin | Facebook | Instagram | Twitter | Youtube



Nenhum comentário:

Postar um comentário