MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 30 de março de 2023

Ministra da Igualdade Racial Anielle Franco declara apoio à chapa com os primeiros candidatos negros a Reitor da UFRJ

 


Chapa “Redesenhando a UFRJ” constrói amplo arco de apoios para a eleição no fim de abril

Prof. Dr. Vantuil Pereira no evento de lançamento de sua candidatura à Reitoria da UFRJ

Rio de Janeiro, 30 de março de 2023 – A Ministra da Igualdade Racial Anielle Franco declarou apoio nessa quarta-feira (29/3) à Chapa 20 “Redesenhando a UFRJ: democracia, autonomia e diversidade”. A chapa é encabeçada pelos professores Vantuil Pereira e Katya Gualter, primeiros candidatos negros à Reitoria da maior universidade federal do Brasil em seus 102 anos de história.

Anielle Franco, irmã da ex-vereadora Marielle Franco e uma das fundadoras do Instituto Marielle Franco, realiza atualmente doutorado em Linguística Aplicada na UFRJ.

“Tudo que diz respeito à UFRJ, diz respeito a mim. Como moradora da Maré, muito próxima da UFRJ, sonhava em estudar ali”, afirma Anielle Franco em depoimento gravado em vídeo (assista AQUI). “Queria falar da importância de nós termos uma chapa de reitores pretos. Acho que é inadmissível que isso nunca tenha acontecido antes. Acho que é reparação, ressignificação e resistência. Acho que é extremamente importante a gente apoiar e dar visibilidade a um feito como esse.”

Anielle Franco foi escolhida recentemente pela revista norte-americana Time, uma das mais importantes publicações do mundo, como uma das 12 mulheres do ano de 2023. Na lista há atrizes, como Cate Blanchett e Angela Bassett, e esportistas, como Ramla Ali e Megan Rapinoe.

“Eu, como Ministra da Igualdade Social que estou, prezo muito pelo protagonismo e ascensão do povo preto. Eu espero que a gente possa debater a importância dessa chapa”, acrescenta Anielle Franco no vídeo.

Lançada em 21 de março em cerimônia no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), a candidatura de Vantuil Pereira e Katya Gualter conseguiu construir um amplo leque de apoios entre estudantes, docentes e técnico-administrativos da UFRJ.

A lista de apoios inclui referências na universidade e sociedade, como o antropólogo brasileiro-congolês Kabengele Munanga, da USP; Pedro Paulo Bicalho, professor titular do Instituto de Psicologia da UFRJ e presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP); Helena Theodoro, pós-doutora em História Comparada pela UFRJ; e o cineasta Silvio Tendler, diretor de documentários consagrados como “Os Anos JK - Uma Trajetória Política”, “Jango”, “Glauber o Filme, Labirinto do Brasil”, “Encontro com Milton Santos” e “Utopia e Barbárie”.

Além da excelência acadêmica, tanto Vantuil Pereira, que é doutor em História, quanto Katya Gualter, doutora em Artes da Cena, são gestores experimentados.

Vantuil é decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH/UFRJ), que engloba o Colégio de Aplicação, Escola de Comunicação, Escola de Educação Infantil, Escola de Serviço Social, Faculdade de Educação, IFCS, Instituto de História, Instituto de Psicologia e NEPP-DH. Katya Gualter é diretora da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ).

A eleição para Reitoria da UFRJ acontece nos dias 25, 26 e 27 de abril.

Assessoria de imprensa da chapa “Redesenhando a UFRJ”

Diagrama Comunicações

Nenhum comentário:

Postar um comentário