MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 31 de março de 2023

Portal de e-zines de estudantes de graduação da UFSCar é reestruturado

 

Portal de e-zines de estudantes de graduação da UFSCar é reestruturado

Mudanças incluem criação de editorias temáticas e publicação de novos conteúdos produzidos pelos alunos de graduação

Portal de e-zines da UFSCar (Imagem: Reprodução)

O portal https://www.e-zine.ufscar.br passou por uma reformulação editorial, dividindo a produção de e-zines em categorias temáticas: arte, ciência, cultura e sociedade, esportes, meio ambiente, saúde e qualidade de vida, e tecnologia. Além disso, foram publicados novos e-zines elaborados na terceira etapa do projeto, entre maio e outubro de 2022.

De acordo com o professor Pedro Henrique Varoni de Carvalho, do Departamento de Letras (DL) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e um dos participantes do projeto, a criação de novas editorias "é uma demonstração da diversidade do campo de interesses dos alunos dos cursos de graduação, das mais variadas áreas, matriculados nas disciplinas de produção de texto oferecidas pelos professores do DL".

O projeto chegou à sua quarta fase, envolvendo 1.198 alunos de vários cursos de graduação da UFSCar. A nova série foi produzida pelos estudantes dos cursos de Imagem e Som, Biblioteconomia e Ciência da Informação, Ciências Sociais e Ciências Biológicas. São 31 e-zines que tratam de temas como veganismo, cinema brasileiro, fotografia, arte e empreendedorismo digital, religiões brasileiras, impactos ambientais, abelhas, indústria da beleza, dentre outros. Eles se juntam a outros 74 e-zines publicados nas duas etapas anteriores do projeto e que estão dispostos em ordem alfabética no portal.

Nesse segundo semestre letivo, uma nova série de e-zines está sendo produzida e deve ser publicada no próximo mês. Uma das atualizações nessa oferta é a incorporação de metodologias que tratam, de forma crítica, o uso da inteligência artificial nos processos de leitura e produção de texto, principalmente a partir da difusão de novidades como o ChatGPT (Generative pre trained transformer), uma ferramenta conversacional que oferece respostas textuais, a partir de bases de conhecimento atualizadas. 

O projeto é coordenado pela professora Luciana Nogueira e tem a participação dos professores Dirceu Cleber Conde, Lígia Mara Benossi Araújo, Luiz André Neves de Brito, Gladis Maria de Barcellos Almeida, Pedro Henrique Varoni de Carvalho e Soeli Maria Schreiber da Silva. "A metodologia, desenvolvida num ambiente de construção coletiva do conhecimento, com amplo apoio dos tutores, permitiu também um rico diálogo entre docentes, tutores e alunos de graduação", relatam os professores. Até a fase atual, 57 tutores passaram pelo projeto, a maioria do curso de bacharelado em Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL).

História

O projeto foi criado durante a pandemia para dar conta da demanda reprimida nas disciplinas ofertadas pelo Departamento de Letras. Com esse objetivo, a equipe planejou uma metodologia que fosse capaz de promover a autonomia discente, a valorização da diversidade de gêneros textuais, a criatividade e o trabalho em equipe voltado para a elaboração de um objeto editorial. Assim, a interface entre Ciência, Sociedade, Tecnologia e Linguagens tem possibilitado o desenvolvimento de pautas que dizem respeito à diversidade de formação dos estudantes e às demandas concretas da sociedade brasileira no século XXI.

Os docentes da UFSCar relatam que os alunos exercitaram todas as etapas de construção de um objeto editorial: da reunião de pauta para escolha do tema ao processo de produção de textos, finalizando com a criação do design. A escolha temática e os recortes editorais revelam as inquietações das novas gerações de estudantes e permitem um diálogo interdisciplinar a partir do reconhecimento da linguagem como meio de aproximação das diferenças. Com a frequente atualização do material resultante da oferta da disciplina, o projeto se consolida pelo aspecto inovador e criativo, trabalhando a produção de texto em perspectiva de divulgação científica a partir das inquietações dos estudantes.

Visite o site e confira o resultado em https://www.e-zine.ufscar.br/e-zines/e-zines-2022-1/e-zines-2022. Dúvidas podem ser esclarecidas com a professora e coordenadora do projeto, Luciana Nogueira, pelo e-mail luciana.nogueira@ufscar.br.


Contato para esta pauta

Nome do jornalista: Denise Britto                 

E-mail: denisebritto@ufscar.br

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Telefone: (16) 99707-7241            E-mail: ccs@ufscar.br

www.ufscar.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário