O
portal https://www.e-zine.ufscar.br passou por uma reformulação
editorial, dividindo a produção de e-zines em categorias temáticas:
arte, ciência, cultura e sociedade, esportes, meio ambiente, saúde e
qualidade de vida, e tecnologia. Além disso, foram publicados novos
e-zines elaborados na terceira etapa do projeto, entre maio e outubro de
2022.
De
acordo com o professor Pedro Henrique Varoni de Carvalho, do
Departamento de Letras (DL) da Universidade Federal de São Carlos
(UFSCar) e um dos participantes do projeto, a criação de novas editorias
"é uma demonstração da diversidade do campo de interesses dos alunos
dos cursos de graduação, das mais variadas áreas, matriculados nas
disciplinas de produção de texto oferecidas pelos professores do DL".
O
projeto chegou à sua quarta fase, envolvendo 1.198 alunos de vários
cursos de graduação da UFSCar. A nova série foi produzida pelos
estudantes dos cursos de Imagem e Som, Biblioteconomia e Ciência da
Informação, Ciências Sociais e Ciências Biológicas. São 31 e-zines que
tratam de temas como veganismo, cinema brasileiro, fotografia, arte e
empreendedorismo digital, religiões brasileiras, impactos ambientais,
abelhas, indústria da beleza, dentre outros. Eles se juntam a outros 74
e-zines publicados nas duas etapas anteriores do projeto e que estão
dispostos em ordem alfabética no portal.
Nesse
segundo semestre letivo, uma nova série de e-zines está sendo produzida
e deve ser publicada no próximo mês. Uma das atualizações nessa oferta é
a incorporação de metodologias que tratam, de forma crítica, o uso da
inteligência artificial nos processos de leitura e produção de texto,
principalmente a partir da difusão de novidades como o ChatGPT
(Generative pre trained transformer), uma ferramenta conversacional que
oferece respostas textuais, a partir de bases de conhecimento
atualizadas.
O
projeto é coordenado pela professora Luciana Nogueira e tem a
participação dos professores Dirceu Cleber Conde, Lígia Mara Benossi
Araújo, Luiz André Neves de Brito, Gladis Maria de Barcellos Almeida,
Pedro Henrique Varoni de Carvalho e Soeli Maria Schreiber da Silva. "A
metodologia, desenvolvida num ambiente de construção coletiva do
conhecimento, com amplo apoio dos tutores, permitiu também um rico
diálogo entre docentes, tutores e alunos de graduação", relatam os
professores. Até a fase atual, 57 tutores passaram pelo projeto, a
maioria do curso de bacharelado em Linguística e do Programa de
Pós-Graduação em Linguística (PPGL).
História
O
projeto foi criado durante a pandemia para dar conta da demanda
reprimida nas disciplinas ofertadas pelo Departamento de Letras. Com
esse objetivo, a equipe planejou uma metodologia que fosse capaz de
promover a autonomia discente, a valorização da diversidade de gêneros
textuais, a criatividade e o trabalho em equipe voltado para a
elaboração de um objeto editorial. Assim, a interface entre Ciência,
Sociedade, Tecnologia e Linguagens tem possibilitado o desenvolvimento
de pautas que dizem respeito à diversidade de formação dos estudantes e
às demandas concretas da sociedade brasileira no século XXI.
Os
docentes da UFSCar relatam que os alunos exercitaram todas as etapas de
construção de um objeto editorial: da reunião de pauta para escolha do
tema ao processo de produção de textos, finalizando com a criação do
design. A escolha temática e os recortes editorais revelam as
inquietações das novas gerações de estudantes e permitem um diálogo
interdisciplinar a partir do reconhecimento da linguagem como meio de
aproximação das diferenças. Com a frequente atualização do material
resultante da oferta da disciplina, o projeto se consolida pelo aspecto
inovador e criativo, trabalhando a produção de texto em perspectiva de
divulgação científica a partir das inquietações dos estudantes.
Visite
o site e confira o resultado em
https://www.e-zine.ufscar.br/e-zines/e-zines-2022-1/e-zines-2022.
Dúvidas podem ser esclarecidas com a professora e coordenadora do
projeto, Luciana Nogueira, pelo e-mail luciana.nogueira@ufscar.br.
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