MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 31 de março de 2023

Inspirado no filme “Her” e inteligência artificial, Luthuly aborda facetas do amor no videoclipe inédito do single “Fixação”

 

Inspirado no filme “Her” e inteligência artificial, Luthuly aborda facetas do amor no videoclipe inédito do single “Fixação” 

Artista inicia nova fase na carreira, introduz espanhol e afrobeat em parceria com Nave Beatz e promete continuação de videoclipe no próximo lançamento

Luthuly nos bastidores do clipe de “Fixação” - crédito Steff Lima

- Link p/ material de divulgação -

Um dos artistas mais versáteis e inovadores do R&B nacional, Luthuly apresenta ao público uma nova fase de sua carreira através do single inédito “Fixação”. Com composição própria, um de seus talentos mais marcantes, o cantor mergulha em uma espiral de sentimentos como amor, solidão, sedução e desejo em um projeto musical envolvente, desta vez apostando no afrobeat e no R&B ao lado do renomado produtor Nave Beatz - ouça aqui

O lançamento chega pela Som Livre nesta sexta-feira (31) com ares cinematográficos e inspirações em produções como “Her”, “Malcolm & Marie” e “Kill Bill”. O filme, que leva a assinatura dos cineastas Jesus Mendes e Pedro Fiorillo, traz Luthuly como o protagonista que experimenta a idealização de um par romântico por meio da inteligência artificial, resultando na criação de um avatar em tamanho real - assista aqui.

“Eu sinto que esse lançamento fala sobre mim de uma maneira que todos possam também se identificar. Sobre as batalhas que enfrentamos, amores que acontecem e a maneira que a tecnologia é inserida nas nossas vidas. Trouxemos referências dos filmes ‘Malcolm & Marie’, ‘Her’ e ‘Kill Bill’ - cinematografia, direção, tecnologia junto a necessidade de amar e o Kung Fu. Esses três filmes falam de amor, conflito e ausência, que é a história da música”, conta Luthuly sobre as referências.

O videoclipe de “Fixação” aposta em um conceito inovador e apresenta um cenário que se passa em um loft moderno, no qual podemos observar o artista em um momento relaxado enquanto navega em um aplicativo, chamado Persona, em seu celular. Ao selecionar as predefinições de um perfil ideal feminino, o programa sugere o download desta pessoa em uma versão digital, que acaba por sair da tela e interagir com Luthuly.

Misturando movimentos da dança latina e do jazz contemporâneo, o casal se une em uma dinâmica que oscila entre uma luta coreografada e uma dança sensual, de forma envolvente e sutil, simbolizando o flerte em movimentos que se assemelham a uma batalha. Em determinado momento, o avatar puxa de suas costas uma katana (espada oriental), perseguindo o cantor por todo o apartamento. Luthuly, por sua vez, consegue escapar de todos os golpes desferidos por ela, mas em um ato final, ao baixar a guarda e se aproximar, acaba se deixando ser atravessado pelo amor, simbolizado pelo corte da espada transpassando o seu peito. Em uma última cena, o artista é visto ajoelhado no centro de seu apartamento, aparentemente devastado por saber que tudo aquilo se tratava apenas de uma ‘Fixação’ irreal. 

Fotos dos bastidores do clipe de “Fixação” - crédito Steff Lima

Frisando a estreita relação entre a sonoridade e o conceito do clipe, o artista conta: “Eu tenho me familiarizado bastante com o afrobeat, que sempre fiz, mas não sabia. Esses tempos tenho ouvido ainda muito afropop nigeriano, playlist de groove latino, salsa, cumbia e etc, além do R&B, desde nomes novos até clássicos como Tim Maia, Cassiano e Sade. Tudo isso está em “Fixação” de alguma forma. E para o clipe, tudo parte do movimento. A música é envolvente, melodias com intenções diferentes para cada situação, e a atuação junto a dança está baseada nessa dinâmica de momentos. A batalha simboliza os desafios da paixão, a guerra com a tecnologia, a maneira que nos relacionamos com ela e a confusão das dinâmicas de relações. E a luta vem com a dança, carinho e troca, que no fim são situações que passamos no mundo de hoje. Uma batalha interna para nos adaptarmos às mudanças.”

A produção cinematográfica de tirar o fôlego abre os trabalhos de Luthuly neste ano e marca uma nova era artística em sua carreira. Apostando cada vez mais em suas raízes - como o afrobeat e o R&B - e apresentando inovações a cada projeto, Luthuly confirma toda a sua versatilidade enquanto um dos expoentes musicais da cultura negra no país. O audiovisual tecnológico de “Fixação” ainda traz mais uma novidade: o filme encerra com um “Continua…”, prometendo uma sequência no próximo lançamento de Luthuly, em um single previsto para maio. 

Sobre esta nova era artística, o artista conclui: “Eu sinto que vem um lugar mais íntimo e profundo meu. Sentimento, delicadeza e detalhe. Por aqui vem groove com amor.”

“Fixação” - Luthuly 

Lançamento slap/Som Livre - 31 de março/2023

FICHA TÉCNICA

Um filme de Maresia Filmes

 

Estrelando: Luthuly e Mel Baba

 

Roteiro e direção: Jesus Mendes e Pedro Fiorillo

Produtores executivos: Ricardo Estevam e Paulo Miguez

Produtores: Pamela Taby, Alcino Algarrao e Alcino Araujo

 

1a. Assist de Direção: Mariane Cassimiro

Direção de movimento: Mel Baba

 

Ajudante de Produção: Romulo Rocha, Mauro Chagas, Michel Santos, Rodrigo Almeida, Wesley Santana, Ederson Gonçalves, Marlon lima, Rafael Silva e Roberto Santos

 

Diretor de Fotografia: Gabe Gomez

1º Assistente de Câmera: Bony Conteville

2º Assistente de Câmera: Clara Tinoco

 

 

Gaffer: Alcino Algarrão

Assistente de Elétrica Tiago Algarrao

Assistente de Elétrica Wesley Robert

Assistente de Elétrica Lucas Monteiro

 

Figurino: Aléxia Azambuja

Produção de moda: Alice Themudo

Suporte ao figurino: Davi Barboza

 

Equipe de arte: ADDEDO

Direção de Arte: Barbara Donatello

Codireção de Arte: Yolanda Ribeiro

Assistência de Arte: Lucas Zas

Direção de Produção de Arte: Guilherme Miranda

Gestão Financeira de Arte: Maria Clara Lins

Produção de Arte: Julianna Pimenta e Isabelle Nunes

Direção de Cenotécnica: Guilherme Doria e Gabriel Macedo

Cenotécnica Operacional: Humberto Junior

Ilustrações: Mário Fajardo

Contrarregra: Daniel Lucas Firmino

Assistência de Contrarregra: Gabriel Nascimento e Mateus Cunha

Apoio: Fundação Cesgranrio e Casa ADDEDO

Obras de Arte: Sandro Donatello

Gesso: Ratinho

        

Coordenador de Ação: Julio Feire

Arma de Cena: Sergio Farjalla

 

Maquiagem: Marisa Balbino

 

Making Of: Daniel Menezes

Still: Steff Lima

Casting: We.DO   

Catering: Fartuda do Rei (Michel Sant Anna e Josivan Costa (Doca)

 

Edição: Pedro Fiorillo

Cor e Sound desing: Jesus Mendes

Integrações adicionais: Pedro Fiorillo e Jesus Mendes

Animação e IA: Daniel Abib

Suporte (panks): Marcelo Lemos

        

Fornecedores 

LUZ RIO   

We.do 

ETC

        

Agradecimentos:

Victor Zott 

Nicole Antun  

Alexandre Machafer

Marcus Brandão  

Paula Quintanilia  

Alberto de Moraes 

Pedro Reis

Fátima Santos

Claudia Santos

Amanda Estevam 

        

Sala de ensaio Teatro Cesgranrio

LUNINANCIE: Angelo Bagg

Geradorista Luz Rio: Iranildo Paiva

Caminhão Luz Rio: Manuel Wilson

Picape Luz Rio: Wanderson Meneses

Picape: Anderson Luís

 

Equipe Som Livre

Marketing Label: Camila Soluri, Yasmin Massa

Audiovisual: Thais Souza, Clara Almeida, Isabela Santos

A&R: Gregg, Bordallo, Alan Lopes, João Catanhede, Gisele Araujo

Sobre Luthuly

Cantor, compositor e músico, o carioca Luthuly Ayodele traz toda a força de sua ancestralidade em seu nome, de origem zulu e yorubá. Nascido e criado na favela da Rocinha, Luthuly vem de uma família ligada à cena cultural e se entendeu como músico aos 10 anos de idade. Além de ser o dono de uma voz doce e potente, é apaixonado por instrumentos como teclado, violão, bateria e percussão. O artista já fez parte da banda Sinara, ao lado de Magno Brito, Francisco Gil, João Gil e José Gil, sendo os últimos três descendentes do ícone da MPB, Gilberto Gil. 

Desde 2020 Luthuly integra o time de artistas do slap, selo de música da Som Livre, se destacando como um dos maiores representantes da black music atual. Seu primeiro single foi "Te Ligo e Você Não Atende", que saiu com clipe com inspirações de filmes e séries clássicas da comédia, sobretudo os de Eddie Murphy.  Em seguida, o artista lançou seu primeiro álbum solo intitulado “Pele”, com um total de 7 faixas e colaborações de Lux Ferreira, João Gil, Carlos do Complexo e Chibatinha. O projeto entrega suingue e estética que passeiam por referências entre Childish Gambino, Cassiano, Beyoncé e Tim Maia. Em 2021, o artista lançou a versão deluxe de “Pele”, com um total de 10 faixas, sendo 3 inéditas. Destaque para videoclipe de “Paralelo”, inspirado na série ‘Um Maluco no Pedaço’ (‘The Fresh Prince of Bel Air’, no original em inglês). Enquanto Luthuly aparece como Will, personagem interpretado na versão original por Will Smith, o elenco conta com participações especiais de nomes como Lumena (BBB21), do influencer Pedro Bonvivant e do artista Hodari. Em 2022, o artista iniciou seu ano musical com o single “Meu Bem”, apresentando na sequência as canções “Ela” (com participação da rapper Bivolt) e “Sede”, sendo todos os três com produção assinada por Nave.

Já em 2023, o carioca lança neste mês de março a faixa “Fixação”, apostando mais uma vez na linguagem cinematográfica para o clipe. Tendo como uma das inspirações o filme “Her” (vencedor em categorias do Oscar e do Globo de Ouro), o audiovisual de “Fixação” aposta em uma produção com recursos de inteligência artificial, sendo este também o tema central do roteiro.

Acompanhe Luthuly nas redes:

Instagram Luthuly

YouTube Luthuly

Twitter Luthuly

TikTok Luthuly

Sobre o slap

O slap faz parte da vida de quem busca novas experiências musicais e orgulha-se de, desde 2007, fomentar a cena brasileira e também abrir as portas do mercado para novos artistas. Sua missão é potencializar artistas em construção e empoderar nomes independentes, incentivando o midstream e fazendo com que novos sons, originais e arrojados, cheguem a cada vez mais pessoas. O slap carrega em sua história grandes lançamentos de nomes no mercado como Maria Gadú, Ana Vilela, Silva e Scalene. Seus representantes possuem a autenticidade como característica e atualmente fazem parte do time artistas como Di Ferrero, Hodari, Jonathan Ferr, Luccas Carlos, Luthuly, Marcelo Jeneci, Maria Gadú, Marô, Gustavo Bertoni, Scalene e Thiago Pantaleão.

@slapmusica

Assessoria de comunicação slap - InPress Porter Novelli

Luana Barreto - luana.barreto@inpresspni.com.br

Rebecca Nery - rebecca.nery@inpresspni.com.br

Roberta Gelio - roberta.gelio@inpresspni.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário