Divulgar
as músicas no mundo digital é um dos grandes desafios para os artistas
independentes da atualidade exigindo trabalho, dedicação e capacitação
contínua. Esta é a conclusão do empresário Eriton Bezerra, CEO da New
Music Brasil.
A
explicação para essa afirmação fica evidente conforme analisamos dados
da indústria musical. Por um lado, o crescimento dos serviços de
streaming de música, tornou cada vez mais fácil para o artista publicar
suas faixas também fez com que fosse mais difícil delas serem ouvidas.
Atualmente,
segundo o CEO do Spotify, Daniel Ek, mais de 100 mil músicas são
adicionadas todo dia à plataforma de streaming. A imensa quantidade de
música dificulta a tarefa de promoção de novos singles e álbuns
lançados.
Já
nas redes sociais a concorrência com influenciadores e marcas torna a
disputa por atenção acirrada. A gigante das redes sociais Meta divulgou
no último semestre dados que mostravam que as plataformas Instagram e
Facebook já somavam mais de 236 milhões de usuários ativos. Seguindo
essa proporção os vídeos de reels, populares em ambos os apps, chegam a
somar mais de 146 bilhões de reproduções diariamente.
Dados
da Loud & Clear do Spotify, mostram que 42% das 158 milhões de
faixas no Spotify foram tocadas 10 ou menos vezes em 2022. O aumento da
oferta de conteúdo faz com que artistas precisem ser mais criativos para
chamar a atenção e destacar suas carreiras musicais.
Buscando
solucionar os problemas de visibilidade artistas e distribuidoras de
música e vídeo recorrem ao marketing digital musical, com a utilização
de estratégias de marketing nas redes sociais e anúncios de alta
performance para seus conteúdos. Entre as empresas do mercado que
trabalham com marketing musical, a New Music Brasil vem se destacando.
Com
a necessidade crescente de autenticidade, empresas como a New Music
Brasil vem projetando seus produtos e serviços em torno da tendência de
criação de conteúdo independente, alimentando ainda mais sua aceitação
na indústria. O primeiro passo segundo especialistas é entender as
características de cada artista e as estratégias disponíveis para
divulgação de músicas e conquista de fãs.
A
utilização das redes sociais é um método eficiente, mas contar com o
suporte de uma empresa especialista em marketing digital, faz total
diferença para alcançar resultados e fãs em potencial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário