Rolls-Royce Spectre é o primeiro modelo totalmente elétrico da marca inglesa e custa quase meio milhão de dólares (Divulgação)
Reza a lenda que uma maneira de atestar o alto nível de refinamento dos Rolls-Royce era colocar uma moeda sobre o capô, com o motor ligado. A pratinha deveria se manter imóvel; caso se deslocasse, era porque o motor estava desregulado.
Mas essa conversa de botequim acaba de perder o sentido. Isso porque a marca inglesa apresentou o Spectre, seu primeiro modelo totalmente elétrico. Esse cupê gigantesco é o pioneiro no projeto de eletrificação total da Rolls-Royce. A meta é eliminar os imensos V12 BMW até 2030.
E com a chegada do Spectre a marca anunciou o lançamento de um novo segmento: o Ultra-Luxury Electric Super Coupé. Basicamente, esse carro transforma o Porsche Taycan num Renault Logan.
Com preço de US$ 413.500 (algo na faixa de R$ 2,2 milhões) lá fora, esse imenso cupê mantém as formas tradicionais da marca britânica. O estilo do conjunto ótico, grade do radiador (que não existe mais) e a efígie Spirit of Ecstasy sobre o capô estão lá.
As portas suicidas seguem o mesmo padrão dos cupês Phantom e Wraith. Mas o que chama atenção é o estilo fastback da coluna C, que se estende até a traseira. O teto também é mais baixo que nos irmãos duas portas.
Os para-lamas traseiros largos, as lanternas verticais e a tampa do porta-malas afunilada atestam a linhagem desse Rolls. Um dos modelos mais bonitos da marca, desde que a BMW assumiu seu controle há 20 anos.
Por dentro, o interior segue o padrão da marca, com acabamento impecável. O Cupê tem um painel coberto por diferentes monitores que formam uma espécie de tela única que vai de ponta a ponta. Quadros de instrumentos, navegação, entretenimento e até mesmo animações são projetadas nesses visores. Somente o relógio segue analógico, como manda a tradição.
Grande, ele acomoda quatro passageiros em assentos individuais. Como é dogma na casa de Goodwood, quem viaja atrás merece todo o conforto. Detalhe para o teto cravejado com quase 6 mil pontos de fibra ótica, que garantem céu estrelado todas as noites.
Motor elétrico
Mas a cereja do bolo está no conjunto propulsor. O Spectre é equipado com uma unidade elétrica de 577 cv e 91,7 kgfm de torque. Força suficiente para fazer com seus quase 3 mil quilos acelerem de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos.
O carrão é equipado com baterias que garantem 520 km de autonomia. Dá para ir numa boa até o pier dar uma passeio no iate enquanto o Spectre fica na tomada. Suas vendas terão início no segundo semestre de 2023.
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