MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Moda sustentável: qual a importância disso?

 


Você provavelmente sabe que, algumas de nossas práticas conseguem impactar o mundo de diversas maneiras. Por exemplo: o descarte irregular do lixo e a quantidade de água que usamos. Diante disso, devemos falar sobre a moda sustentável, e a sua importância no mundo. 


É fato que a sustentabilidade ganhou muita força ao decorrer dos anos, e com isso, alguns setores foram impactados, como a moda. Ou seja, até mesmo as peças produzidas em grande massa receberam algumas mudanças. 


Dentro de um contexto geral, assim como a indústria da moda sofreu mudanças em pró da sustentabilidade, outros setores, como as empresas que trabalham com projeto de cabeamento estruturado de redes, adotaram medidas para contribuir com a preservação do planeta. 


Para você entender melhor sobre o tema, iremos abordar nesse artigo tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de moda e como ela nos afeta. Confira:

A relação da moda com a sustentabilidade

É importante dizer que o impacto da moda no mundo nem sempre foi positivo. Acontece que, esse setor era um dos que mais gastava recursos e gerava poluição. Isso tudo para movimentar ainda mais o mercado.


Dentro da realidade, adotar uma prática que favoreça os resultados de uma empresa, eram válidos independentemente das consequências ao planeta. Hoje, os gestores pensam duas vezes em praticar qualquer ação que prejudique a Terra. 


A produção de roupas, por exemplo, costumava usar muita água e energia elétrica, além de criar itens que, com pouco tempo, iriam parar no lixo. Mas felizmente, essa atividade adotou novas formas para trabalhar. 


Olhando para o atual cenário da moda, podemos dizer que a área está passando por uma fase de mudanças positivas. Todas essas mudanças estão visando o futuro e os recursos naturais. É justamente dessa forma, que nasce a moda sustentável. 


Inclusive, podemos dizer que a moda sustentável, nos últimos anos, se firmou como um conceito super importante, influenciando vários tipos de atividades, desde uma empresa de pneus, até um negócio que trabalha com graxa para indústria alimentícia. 


Além de mudar os processos produtivos em busca de uma eficiência maior, o setor está constantemente em busca de alternativas para ter soluções mais interessantes. 


O uso de fibras naturais e de couros sintéticos, inicialmente, parecem ser opostos, certo? Mas, na verdade, ambos apresentam uma redução considerável nos impactos no planeta. Além disso, a beleza da confecção das peças continuam bem atrativas. 


Antes que você pense que a sustentabilidade está ligada somente à natureza, a responsabilidade social, por um lado, também tem o seu papel nesse movimento.


Trata-se da responsabilidade moral que um gestor de uma fábrica de ventiladores industriais, por exemplo, deve adotar no ambiente corporativo. Inclusive, há uma preocupação muito grande em combater o trabalho escravo na indústria têxtil. 


Promovendo as condições adequadas para os trabalhadores, é o primeiro passo para cuidar da economia e do meio ambiente como um todo. 

O consumidor alterou suas preferências?

Antes de tudo, é importante pontuar que essa transformação não aconteceu do dia para a noite. Os avisos dos cientistas deram uma força extra, mas o que transformou tudo foi a mudança na percepção e no comportamento do consumidor. 


Portanto, não é errado dizer que nós, consumidores, somos os responsáveis por mudar a atuação do setor da moda. 


Ou seja, nós temos o poder tanto para melhorar um processo de uma empresa de aplicação de insulfilm residencial, quanto para alterar certas práticas no mercado de trabalho. 


Felizmente, as pessoas hoje em dia possuem uma preocupação maior sobre o que estão consumindo, e quais são os impactos gerados por aquele determinado produto. 


Por exemplo, segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box, revelou que 42% das pessoas se preocupam muito com as práticas sustentáveis na hora de comprar algo. Além disso, 49% disseram ligar mais ou menos para práticas sustentáveis. Ou seja, apenas 9% não se interessam pelo assunto. 


Para 65% das pessoas que foram entrevistadas, saber que a empresa e a sua forma de desenvolvimento de um determinado produto polui o ambiente, já é o suficiente para não adquirir mais produtos dela. 


Como se já não bastasse, 87% dos brasileiros dão preferência para marcas sustentáveis. Esses dados mostram, principalmente para empresas que utilizam insumos químicos para indústria cosmética, a importância de reduzir os estragos que podem ser causados no planeta. 


Considerando que a palavra final, na teoria, é sempre do consumidor, o nosso papel para mudar a realidade do planeta está dando certo. 


De acordo com os dados que foram levantados pela Consultoria Nielsen, 42% dos brasileiros começaram a mudar os hábitos para reduzir os consumos no meio ambiente. Devido ao fato do movimento está crescendo no mundo inteiro, a expectativa é positiva. 

As 5 bases da moda sustentável 

Sabemos que a sustentabilidade é um tema bastante falado entre as pessoas atualmente. Mas a pergunta que fica é: o que é moda sustentável? Essa, na verdade, é uma pergunta de muitas pessoas. 


Na verdade, a moda sustentável é um conceito que envolve a transformação rumo à responsabilidade, e ao cuidado socioambiental. No geral, a moda sustentável é capaz de promover uma série de benefícios. 


Esse movimento tem a ver diretamente com a produção eficiente, redução dos efeitos no meio ambiente, e promover um consumo consciente. 


Esse tipo de prática, na verdade, deve ser aplicada tanto para a moda, quanto para empresas que trabalham com peças de reposição máquinas agrícolas, ou seja, é um conjunto de práticas que merece ser aplicada por qualquer tipo de negócio. 


Conhecida também como Eco Fashion, o conceito busca reduzir os impactos negativos no setor fashion. 


Para entender como essa mudança ocorreu, devemos compreender, primeiro, a base do movimento. Para isso, existem os 5 pilares que são essenciais para esse novo cenário da moda. Conheça-os:

1. Recusar

Com o passar do tempo, o conceito de Fast Fashion passou a ficar para trás. Em vez de investir em grandes lojas de departamentos que incentivam o consumo, a ideia de Slow Fashion passou a ser mais abraçada pelo mercado. 


Com a recusa da compra por impulso, é possível conhecer o produto, criar relações entre a marca e o seu cliente, e atender as necessidades desse grupo de pessoas. 


Até mesmo a sua assistência técnica de encoder pode utilizar esse pilar em seus valores, podendo colher muitos resultados advindos dessa ação.

2. Reduzir

O segundo pilar da moda sustentável, é a redução do consumo desnecessário. Essa redução é aplicada diretamente em peças que combinam com várias outras, e calçados que casam bem para serem usados em diversas ocasiões. 

3. Reusar

Resumidamente, a reutilização tem a ver com a economia circular, que surge para substituir o simples descarte. Ou seja, em vez de jogar fora as peças da coleção passada, ou o que não servem mais, há a ideia de doação ou venda em brechós para aumentar a vida útil do item. 


Inclusive, vale pontuar que a venda de moda sustentável em brechó, tornou-se uma prática muito comum. 

4. Reciclar

Do ponto de vista das lojas, fabricantes e marcas, o quarto pilar consiste na reciclagem de produtos. Ou seja, o descarte adequado de itens defeituosos, e o máximo aproveitamento de recursos diminuem, naturalmente, o impacto da fabricação e do consumo. 


Atitude essa que pode ser vista até mesmo em empresas de adequação de máquinas e equipamentos.

5. Compostar

Algumas pessoas não sabem, o que é compreensível, mas há maneiras para fazer com que a sua roupa vire adubo. 


Isso acontece graças aos tecidos biodegradáveis, fibras naturais e componentes do tipo, e assim, muitas peças podem se transformar em até matéria orgânica por compostagem. 

Qual a importância de praticar esse movimento?

Felizmente, tanto eu como você, podemos fazer parte dessa tendência de consumo. Quando você inicia uma busca por marcas sustentáveis e responsáveis, abre grandes possibilidades para aproveitar pontos positivos. Conheça eles:

Responsabilidade compartilhada

Considerando que somos mais de 7 milhões, se cada um fizer um pouco, é possível conquistar grandes mudanças - essa, inclusive, faz parte das ideias da moda sustentável. 


A partir do momento que você apoia essa iniciativa, e passa a transformar seus hábitos, compartilhamos a responsabilidade de criar um lugar melhor para viver. 


Todas as pessoas que pensam na integridade do planeta, possuem o desejo de ajudar esse nosso grande lar de alguma maneira. Se você quer evitar grandes esforços, basta se atentar com as suas compras e os seus hábitos. Essa ação coletiva traz: 


  • Aumento na qualidade de vida;

  • Melhora na economia;

  • Preservação do meio ambiente e dos recursos naturais;

  • Diminuição da ocorrência de desastres ambientais. 


Ou seja, basta adotar um conjunto de ações para o bem do planeta, que logo, os benefícios começam a surgir. 

Incentivo à empresa a seguir com boas práticas

A prática de consumir de maneira sustentável, também funciona como um grande incentivo para os negócios que se preocupam com a causa. Assim que você adquire um produto eco fashion, você também está prestando um suporte importante. 


Lembra que as mudanças podem acontecer a partir de pequenos hábitos? Pois bem, é por meio do nosso suporte e de onde gastamos o nosso dinheiro que podemos fazer esse movimento sustentável acontecer. 

Impacto real no futuro do planeta

Quando pensamos nas pessoas que amamos, também pensamos em um futuro melhor para eles, e isso inclui pensar no planeta e nos seus recursos. Quando você recorre à moda sustentável, automaticamente estará gerando impactos positivos no futuro do planeta. 

Conclusão

O fato de que o planeta Terra é o lar de nós todos, e que merece, mais do que tudo, uma atenção especial, nos traz a necessidade de adquirir práticas que possam proteger esse grande lar. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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