MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 23 de outubro de 2022

Médicos baianos participam de maratona internacional de cirurgias com robôs

 


Integrantes do IBCR estão entre os 24 cirurgiões de todo o Brasil selecionados para realizar cirurgias ao vivo para mais de 8 mil médicos


Tribuna da Bahia, Salvador
23/10/2022 10:31 | Atualizado há 7 horas e 30 minutos

Compartilhe
Foto: Divulgação

Médicos de vários estados brasileiros, além de especialistas do Chile e dos EUA, participaram de uma maratona de cirurgias feitas por robôs no tratamento contra o câncer neste sábado (22). O evento de robótica, foi promovido pelo Imaturo Falke, do Paraná.

A Urologia baiana teve como representante no evento, o coordenador do Instituto Baiano de Cirurgia Robótica (IBCR), Nilo Jorge Leão. Outros dois integrantes do IBCR foram selecionados para compor o time de cirurgiões do evento, o cirurgião ginecológico, Marcos Travessa, e o coloproctologista, Ramon Mendes. Juntos eles realizaram, na sexta-feira (21), uma cirurgia para o tratamento da endometriose.

As cirurgias com a plataforma robótica, foram transmitidas simultaneamente pela internet para mais de 8 mil médicos, do Brasil, EUA e Chile. Enquanto os profissionais faziam os procedimentos no hospital, especialistas comentavam cada movimento do robô. A equipe chefiada por Nilo Jorge contou com a participação do urologista Leonardo Calazans e da instrumentadora Daniela Vieira, numa nefrectomia para o tratamento de câncer de rim. O procedimento aconteceu no Hospital Mater Dei, do qual Nilo Jorge é coordenador do serviço de Urologia.

Para o urologista que coordena o Núcleo de Uro-Oncologia do Hospital Santo Antônio (Obras Sociais Irmã Dulce) participar desse evento foi uma oportunidade única. “Foi a primeira vez que pude realizar uma cirurgia, ao vivo, com transmissão internacional com um potencial de alcance para 8 mil médicos, de todo o mundo, com o canal aberto no YouTube. Foi extremamente gratificante saber que eu posso colocar a Bahia no nível de grandes centros mundiais. Nós realizamos uma cirurgia para tratamento de um câncer renal de altíssima complexidade, dispondo de toda a tecnologia existente no mundo para realizar esse tipo de procedimento, como o uso de Firefly, indocianina verde, ultrassom intra-corpóreo. Aqui na Bahia, nós exercemos uma medicina com o mesmo primor que renomados centros nacionais e internacionais, como o Albert Einstein e hospitais de New York. Sem falar da minha satisfação de poder ajudar a minha paciente com um tratamento diferenciado e curativo, com grandes chances de cura e perspectiva de alta hospitalar em 24 horas para retornar às suas atividades habituais”, ressalta Nilo Jorge.

O cirurgião, também chefe do serviço de Urologia do Hospital Municipal de Salvador, foi o responsável pela primeira cirurgia pediátrica assistida por robô na Bahia e já acumula mais quase 700 cirurgias robóticas realizadas sendo uma das maiores experiências do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário