MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 20 de julho de 2021

Microbiologista Natalia Pasternak é a primeira palestrante confirmada no SanarCon 2021

 SANARCON_EMKT_HEADER_NATALIA.png



Em 2020 o congresso reuniu 25 mil médicos e estudantes. Neste ano, permanecerá gratuito e tem a autora do livro A Ciência no Cotidiano como uma das palestrantes, após ter participado da CPI da Covid



A microbiologista Natalia Pasternak é a primeira palestrante confirmada no SanarCon 2021, o maior congresso digital de medicina no Brasil, que acontece no dia 18 de setembro, com inscrições totalmente gratuitas. Será a “segunda dose” do evento, que teve sua primeira edição já durante a pandemia, em 2020, e reuniu 25 mil médicos e estudantes, em cinco salas com grandes nomes da medicina e da ciência. “A segunda dose do nosso congresso já está com inscrições aberta, vamos trazer o que há de mais novo e relevante sobre o novo Coronavírus, após este período desafiador da Covid no Brasil, considerando inclusive o processo de vacinação que está em andamento”, explica a médica Tamiris Machado Barreto, presidente do Congresso e coordenadora pedagógica da Sanar, startup especializada na jornada dos médicos que promove o evento. O tema da edição 2021 é "A Vacinação no Brasil: desafios, impacto e futuro".


Com o debate sobre “A ciência no Cotidiano”, a pós-doutora em Microbiologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) vai trazer um conteúdo que evidencia a presença da ciência em nossa rotina, de um modo simples, esclarecendo temáticas que ganharam força nesta pandemia, como a negação das vacinas e a insistência no uso de medicamentos sem a eficácia comprovada para combater a Covid-19. Natalia Pasternak é autora do livro “Ciência no cotidiano: Viva a razão. Abaixo a ignorância!”, ao lado do jornalista Carlos Orsi, pela editora Contexto. A cientista foi destaque neste ano por ter sido uma das convidadas da CPI da Covid, no Senado Federal. Nas quase oito horas de sessão, a microbiologista criticou o negacionismo e o uso de medicamentos sem eficácia comprovada para pacientes com a Covid. Sobre a cloroquina, Natalia afirmou no encontro com os senadores que o remédio teve eficácia apenas para impedir a entrada do vírus em testes feitos in vitro em células de rins de macaco. "E essa mentira mata, porque ela leva pessoas a comportamentos irracionais, que não são baseados em ciência. Isso não é só para a cloroquina. Isso serve para o uso de máscaras, serve para o distanciamento social, para a compra de vacinas que não foi feita em tempo para proteger a nossa população", destacou. Vale lembrar que a cloroquina chegou a ser recomendada pelo Ministério da Saúde e depois de alguns meses foi contraindicada pelo próprio órgão.


A programação do SanarCon 2021 começa a ser divulgada na terça-feira, 20 de julho, no site oficial do evento. A expectativa da organização é avançar em relação ao ano passado. “Fizemos um esforço para que o Congresso continuasse totalmente gratuito e vamos manter a estrutura com cinco salas ao vivo e palestrantes com autoridade e influência na medicina brasileira”, explica Tamires. “Depois de um ano e meio de pandemia, temos muitos avanços, mas persistem dúvidas que podem devem ser discutidas em espaços de produção de conhecimento com base em evidências científicas, como se propõe o SanarCon”, finalizou a presidente do evento. 


Serviço

O que: SanarCon 2021 - A Vacinação no Brasil: desafios, impacto e futuro.

Quando: 18 de setembro

Onde: 5 salas, totalmente online

Inscrições: Já estão abertas e são totalmente gratuitas. Devem ser feitas pelo site https://sanarcon.sanarmed.com/

Os participantes poderão emitir certificado de 8h e dúvidas sobre o evento podem ser esclarecidas pelo e-mail suporte.sanarcon@sanar.com.

 

Atendimento à imprensa

Victor Lopes

PR Sanar

(71) 9 8141 2211 ou victor.lopes@sanar.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário