Julho é laranja para
informar e sensibilizar a população sobre a importância da Ortodontia
preventiva, em crianças a partir dos 6 anos. A campanha também ajuda a
estimular o desenvolvimento de hábitos saudáveis na criança, como uma
higiene bucal adequada, uma alimentação balanceada e nutritiva e boa
noite de sono.
O
mês de julho foi o escolhido porque é o período em que os brasileiros
costumam buscar mais a Ortodontia Infantil. O slogan da campanha é
“Cuidados precoces, sorrisos pra toda a vida”. A cor laranja foi
escolhida por simbolizar alegria, vivacidade e confiança. Em 2020, a
mobilização ganhou uma mascote, um pássaro que foi batizado de Julito.
A
Campanha Julho Laranja está em seu terceiro ano e foi idealizada pela
odontopediatra e ortodontista, Cibele Albergaria. A campanha contou com a
parceria e apoio dos ortodontistas: Ricardo Fabris Paulin, Denise
Poubel Vilar, Patrícia Zambonato Freitas e Daniela Gamba Garib Carreira.
Julho Laranja
A
Dra. Cibele Albergaria explica que sempre esteve informada sobre ações
sociais promovidas por odontopediatras. Então, inspirada na Campanha
Outubro Rosa (conscientização sobre o câncer de mama), idealizou
o Julho Laranja.
“Como ortodontista, eu não via esta responsabilidade social. Inspirada na Campanha Outubro Rosa, tive este insight. Encontrei esta forma de conscientizar a população sobre a importância da especialidade e o porquê consultar o Ortodontista.”
De
acordo com a Ortodontista, a intenção da campanha em julho é ser
difundida em todo o mundo. “Desejamos chamar a atenção para a
importância das estratégias preventivas na promoção da saúde bucal,
incluindo todos os tipos de doenças e condições bucais, o tratamento da
apneia do sono em pacientes em crescimento e outras intervenções
ortodônticas”, destacou ela.
Cibele
reforçou também que, desde seu lançamento em 2019, a campanha teve um
excelente começo e com “magnética” aderência da comunidade odontológica.
“A campanha foi projetada para colocar a Ortodontia em evidência.
Também está de acordo com o ideal que a prevenção representa, que é uma
expressão maior de bem-estar e de que as pessoas podem experimentar na
área da saúde.”
Apesar
da pandemia da Covid-19, o ano de 2020 foi marcado por bastante
notoriedade da campanha (no Brasil e em outros países). E, mesmo com a
crise sanitária instalada em todo o mundo, o trabalho permaneceu firme.
“Com
a crise, os ortodontistas voltaram mais confiantes e motivados a
atender em seus consultórios, pois divulgamos a Campanha em todos os
estados e no Distrito Federal”, disse.
Saúde Pública
O
presidente do CRO-DF, Marco Antônio dos Santos, diz que a campanha tem o
objetivo de alertar quanto à importância de prover cuidados
ortodônticos preventivos e interceptivos, no âmbito da Saúde Pública.
“A
campanha também busca conscientizar a sociedade sobre doenças e
condições bucais, também quanto ao tratamento da apneia do sono em
pacientes em fase de crescimento e os que apresentam outras
intercorrências. O nosso trabalho no CRO-DF é incentivar e promover
campanhas que visem melhorias na saúde e qualidade de vida da
população.”
Iluminação
Em razão da campanha, órgãos do governo federal serão iluminados com a cor laranja. São eles:
Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunal Superior do Trabalho (TST) (durante o mês todo);
Congresso Nacional (de 5 a 19 de julho);
Palácio do Planalto e Ministério da Saúde (de 14 a 23 de julho).
Nenhum comentário:
Postar um comentário