Na
próxima quinta-feira, 15 de julho de 2021, das 10h às 12h30, Fundação
Lemann, Instituto Natura e Estadão, em parceria com Estadão Blue Studio,
realizarão o seminário “O Futuro das Avaliações Educacionais: evidências para promover aprendizagem”.
No
evento, serão apresentadas seis recomendações inéditas da Organização
para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para o Sistema de
Avaliação da Educação Básica (Saeb), a partir de uma análise encomendada
à organização com base em casos internacionais e na necessidade de
adequação das provas brasileiras à Base Nacional Comum Curricular
(BNCC).
O debate
também irá abordar experiências de avaliação na pandemia e os impactos
nos processos de alfabetização com a suspensão das aulas presenciais. O
objetivo do seminário é entender o cenário em que a educação se encontra
e discutir as avaliações como uma das ferramentas para a superação da
crise educacional aprofundada pela pandemia de Covid-19 e para o
desenvolvimento de novos processos de aprendizagem.
O
seminário contará com mediação da jornalista Renata Cafardo e
participantes como: Andreas Schleicher, diretor da Divisão de Educação
da OCDE; Caitlyn Guthrie, analista de políticas educacionais da OCDE;
George Bethell, consultor técnico da OCDE; Rossieli Soares, secretário
da Educação do Estado de São Paulo; Maria Helena Castro, presidente do
Conselho Nacional de Educação; João Pedro Azevedo, economista líder do
Banco Mundial; Daniel de Bonis, diretor de Políticas Educacionais da
Fundação Lemann; Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt, ex-secretária
municipal de educação de Manaus; Ana Coelho Selva, secretária executiva
do Desenvolvimento da Educação de Pernambuco; e Andréa Maria Bernardino,
professora da educação especial da Escola Estadual Pontezinha
(Pernambuco).
“Não
podemos classificar essa geração como perdida por conta da pandemia.
Existem experiências de aceleração de aprendizagem e recuperação da
defasagem que mostram que é possível retomar o que foi perdido. Mas,
para isso, além de garantir o vínculo do aluno com a escola, precisamos
investir em avaliações de qualidade, para mensurar o nível em que os
estudantes estão e descobrir o que será preciso reforçar”, afirma Daniel
de Bonis, Diretor de Políticas Educacionais da Fundação Lemann.
“É
urgente também termos um olhar especial e atento para a etapa da
alfabetização, uma das mais prejudicadas pela pandemia e que já vinha de
um cenário preocupante. É uma tragédia silenciosa que, para começar a
ser resolvida, exige sistemas de avaliações para identificar a defasagem
e os desafios que temos pela frente, só assim conseguiremos planejar a
recomposição da aprendizagem e traçar estratégias nas esferas nacional,
estadual e municipal”, diz David Saad, diretor Presidente do Instituto
Natura.
O evento será
dividido em três painéis (mais informações abaixo) e terá transmissão
ao vivo na TV Estadão e nas redes sociais do jornal.
A inscrição é gratuita e deverá ser realizada na landing page do seminário.
PROGRAMAÇÃO
“O FUTURO DAS AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS: EVIDÊNCIAS PARA PROMOVER APRENDIZAGEM”
PAINEL 1
Repensando o SAEB: perspectivas para o futuro da avaliação nacional
A
OCDE foi convidada a realizar uma análise (policy review) sobre o SAEB e
as mudanças que têm sido debatidas pelo Governo Federal e
especialistas, levando em consideração a aprovação da BNCC no Brasil e
experiências internacionais. Para onde vai o sistema de avaliação
brasileiro comparado ao mundo e olhando a aprendizagem no século XXI?
PAINEL 2
Importância e desafios da avaliação no contexto da Covid-19
O
contexto atual da pandemia do novo coronavírus no Brasil impõe desafios
e reforça, ainda mais, a necessidade de compreender os impactos da
crise na aprendizagem dos estudantes. Nesta mesa serão discutidas
experiências de avaliação na pandemia e modelos possíveis para apoiar a
aprendizagem na retomada das escolas.
PAINEL 3
Alfabetização na idade certa: diagnóstico e intervenções
Na
terceira mesa, serão aprofundados os processos de leitura e de escrita,
tão impactados pela suspensão das aulas presenciais, e tão fundamentais
para o sucesso na trajetória escolar dos alunos.
Sobre a Fundação Lemann
A
Fundação Lemann acredita que um Brasil feito por todos e para todos é
um Brasil que acredita no seu maior potencial: gente. Isso só acontece
com educação de qualidade e com o apoio a pessoas e organizações que
querem resolver os grandes desafios sociais do país. Nós realizamos
projetos ao lado de professores, gestores escolares, secretarias de
educação e governos por uma aprendizagem de qualidade. Também apoiamos
centenas de talentos, lideranças e organizações que trabalham pela
transformação social. Tudo para ajudar a construir um país mais justo,
inclusivo e avançado. Saiba mais em: fundacaolemann.org.br.
Siga-nos nas redes: Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn.
Sobre o Instituto Natura
O
Instituto Natura é uma entidade social da Natura, criado em 2010 com o
propósito de ampliar os investimentos em educação, realizados pela
empresa desde 1995. A instituição apoia políticas públicas relacionadas à
alfabetização e ensino médio, realizando iniciativas voltadas para a
articulação do terceiro setor educacional e para o desenvolvimento das
Consultoras de Beleza Natura. O investimento acontece por meio da venda
dos produtos da linha Crer Para Ver, comercializada pelas Consultoras de
Beleza Natura, sem lucro. Atualmente, o Instituto Natura atua em 21
estados, com iniciativas que envolvem mais de um 1,5 milhão de crianças e
jovens por ano. Na atuação com a educação das Consultoras de Beleza
Natura, o Instituto Natura está em todos os estados.
Saiba mais em: institutonatura.org
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