MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 13 de julho de 2021

Especialistas avaliam impacto do aumento do desmatamento na Amazônia pelo quarto mês consecutivo e a intensificação das queimadas

 

 


Especialistas avaliam impacto do aumento do desmatamento na Amazônia pelo quarto mês consecutivo e a intensificação das queimadas

O desmatamento na Amazônia cresceu pelo quarto mês consecutivo em junho, segundo dados do governo. Os alertas de desmate de junho foram de 1.062 quilômetros quadrados, o que representa aumento de 1,8% em junho, em comparação com o ano anterior, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe).

Nos primeiros seis meses do ano, o desmatamento na região aumentou 17%, com 3.610 quilômetros quadrados desmatados, segundo o órgão.

Desde março, os números vêm aumentando e isso preocupa os especialistas, visto que os meses de julho, agosto e setembro fazem parte da temporada de seca e são períodos mais críticos para a Amazônia.

Para comentar sobre o desmatamento, o impacto das queimadas, a tendência para o período de seca, as diferenças entre as queimadas nos diferentes biomas e a forma como esses incêndios impactam a biodiversidade, os membros da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN) estão à disposição para análises e entrevistas:

  • MARIA TEREZA JORGE PÁDUA, membro da RECN e da Comissão Mundial de Áreas Protegidas (UICN), ex-presidente do IBAMA.

  • PAULO DE TARSO ANTAS: membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza - RECN, consultor da Fundação Pró-Natureza (Funatura), doutor em Ecologia e pesquisador de aves silvestres e seus ambientes nos biomas Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica.

  • REUBER BRANDÃO: membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza - RECN, doutor em Ecologia e professor associado da Universidade de Brasília. 

Sobre a Rede de Especialistas em Conservação da Natureza
A Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN) reúne cerca de 80 profissionais de todas as regiões do Brasil e alguns do exterior que trazem ao trabalho que desenvolvem a importância da conservação da natureza e da proteção da biodiversidade. São juristas, urbanistas, biólogos, engenheiros, ambientalistas, cientistas, professores universitários – de referência nacional e internacional – que se voluntariaram para serem porta-vozes da natureza, dando entrevistas, trazendo novas perspectivas, gerando conteúdo e enriquecendo informações de reportagens das mais diversas editorias. Criada em 2014, a Rede é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Os pronunciamentos e artigos dos membros da Rede refletem exclusivamente a opinião dos respectivos autores. Acesse o Guia de Fontes em www.fundacaogrupoboticario.org.br

Informações para a imprensa
Tamer Comunicação
Giovanna Leopoldi – 11 3031-2388 - ramal 247 – 11 96312-2030 (giovanna@tamer.com.br)
Luciano Fontes – 11 3031-2388 - ramal 225 – 11 98259-7250 (luciano.fontes@tamer.com.br)
Direção de Núcleo:
Ana Claudia Bellintane – 11 3031-2388 - ramal 238 – 11 998495628 (anaclaudia@tamer.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário