Para CEO do VADU, Michel Varon, cedentes precisam monitorar operações de empresas que fecharam as portas durante a crise de forma definitiva ou temporária
São Paulo, 05 de julho de 2021 – O mercado de crédito dá sinais de recuperação neste ano. A mais recente previsão do Banco Central é de um crescimento de 11% no saldo de operações em 2021, com um avanço de 13% na liberação de financiamentos às empresas com recursos livres.
As perspectivas para o setor são positivas, indicando que a atividade econômica caminha para uma retomada no país. Para as empresas cedentes crédito corporativo, no entanto, o cenário pós-pandemia tende a ser de maior risco nas operações, tornando essencial o uso de ferramentas de análise preditiva, para identificar a probabilidade de resultados negativos futuros, a partir de dados, algoritmos estatísticos e técnicas de machine learning.
Isso porque o fechamento temporário ou definitivo de empresas devido à crise provocada pela Covid-19 exigirá cuidado redobrado na concessão de crédito pós-pandemia.
“Antes era relevante olhar se uma empresa estava operando bem analisando seus 10 últimos anos de atuação no mercado, mas no pós-pandemia será importante olhar além disso, afinal muitas empresas ficaram um ano ou mais de portas fechadas e isso pode trazer um grande impacto”. Alerta Michel Varon, CEO do VADU, fintech especializada em análise e automação para o mercado de crédito.
Para Varon, nesse contexto, o uso de tecnologias baseadas em Big Data e Inteligência Artificial para análise da concessão de crédito deve ganhar mais força no pós-pandemia. Por permitirem o cruzamento e análise de milhares de dados em segundos, essas plataformas facilitam por exemplo, o processo de tomada de decisão baseado na concessão, análise e manutenção de crédito, permitindo que vários processos sejam feitos de forma automatizada. Outro recurso é o monitoramento diário de toda variação de risco da carteira em aberto de forma automática, com alertas para movimentações suspeitas.
“Fato é que as empresas cedentes terão que fazer um controle maior dos riscos e isso precisa estar em constante evolução. Esse objetivo só será alcançado a partir da implantação de informações positivas na concessão de crédito. Quanto mais informação se tem, melhor o controle da inadimplência e a qualidade do crédito”, afirma.
Sobre o VADU
O VADU é uma plataforma digital que oferece serviços e soluções que facilitam a análise de crédito.
A plataforma iniciou as suas atividades em 2016 e desde então vem se consolidando no mercado de crédito por sua contribuição para o crescimento das empresas que atuam nesse ecossistema. Isso porque as soluções do VADU foram desenvolvidas para facilitar o dia-a-dia das empresas agregando tecnologia, inteligência da informação e automação. Ou seja, as soluções do VADU garantem mais precisão e produtividade nos processos de análises de crédito. Através delas, análises que levavam até dias para serem concluídas, passam a levar segundos.
Com mais de 300 clientes, o VADU busca atingir empresas de todo o segmento de crédito como bancos, indústrias, seguradoras, financeiras, factorings, FIDCs e securitizadoras.
Atualmente, o VADU se posiciona como uma fintech totalmente especializada e com foco nestas atividades. Investe constantemente em novas tecnologias e equipe, aprimorando os seus produtos e serviços.
Informações para imprensa
Tamer Comunicação
Eliane Santos – elianesantos@tamer.com.br
Ana Saito – ana.saito@tamer.com.br
Telefone (11) 999.111.344
Nenhum comentário:
Postar um comentário