Na próxima semana haverá uma reunião junto com os municípios turísticos para discutir propostas e ações para a retomada do turismo
Foto: Romildo de Jesus
Por Larissa Nunes
Um dos mais impactados pela pandemia da Covid-19, o turismo baiano precisa ser fortalecido. Para amenizar os impactos da crise provocada pela pandemia, a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur) formalizou na manhã desta quarta-feira (30), um grupo de trabalho com o objetivo de propor medidas que coincidam a retomada das atividades turísticas com as ações desenvolvidas na prevenção à covid-19.
A criação do grupo é fruto de reuniões que o secretário estadual Maurício Bacelar vem mantendo com segmentos relacionados com o turismo, como trade turístico e blocos afros.
A comissão conta com representantes da Setur-BA, das secretarias estaduais de Saúde e Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da Assembleia Legislativa, da União de Prefeitos da Bahia – UPB, do trade turístico e dos blocos afro.
“Consciente da importância econômica do turismo, tive o cuidado de ouvir os segmentos e reforcei o entendimento de que é preciso que um grupo formado por poder público e iniciativa privada atue em conjunto na proposição de ações voltadas para a retomada”, explicou o secretário Maurício Bacelar, que considera fundamental a análise dos números relativos à pandemia e orientações da Secretaria Estadual de Saúde para a efetivação de cada ação.
Ainda de acordo com a pasta, a formação do grupo visa manter todos os protocolos já existentes, analisando os números da pandemia que seguem em queda na Bahia diante do avanço na vacinação e criando ações para determinados municípios que possuem zona turística em alta.
O representante do Conselho Baiano de Turismo, Silvio Pessoa, afirma que novas ações serão dialogadas nas próximas reuniões para a retomada gradativa do turismo nos municípios.
“Tivemos uma apresentação sobre os números da pandemia que permanecem em estado decrescente e seguimos otimistas para a retomada. Foram cobrados protocolos para a volta de congressos e eventos, além dos planos de retorno de atividades turísticas; as ações de medidas estão sendo programadas para manter os números da pandemia em queda.”
Segundo o Conselho, na próxima semana haverá uma reunião junto com os municípios turísticos para discutir propostas e ações para a retomada do turismo na região, incluindo Salvador. O estado possui 13 zonas turísticas e 133 municípios que têm o potencial reconhecido pelo mapa do turismo brasileiro.
Silvio Pessoa conclui que ofícios de reivindicações foram entregues para as secretarias do município e estado, onde estão diversas ações que incluem setores que favorecem o turismo, como hotelaria, bares, restaurantes, congressos, eventos e agências de viagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário