MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de maio de 2016

Patrimônio cultural, Centro Histórico no MA é alvo da ação de vândalos



Luminárias foram furtadas da escadaria da Praça Nauro Machado,na capital.
Subprefeito Fábio Henrique justifica vandalismo em leis fracas e ineficientes.

Do G1 MA
Lâmpadas de escadaria na Praça Nauro Machado na capital são furtadas (Foto: G1)Lâmpadas de escadaria na Praça Nauro Machado na capital são furtadas (Foto: Fábio Henrique/Subprefeito)
A história que compõe todo o bairro da Praia Grande, em São Luís, reconhecido como "Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade", em 1997, pela Unesco, vem sendo continuamente vandalizada. Na madrugada desta sexta-feira (27), lâmpadas que iluminavam a escadaria da Praça Nauro Machado foram furtadas.
A praça Nauro Machado foi reformada e entregue em junho do ano passado e, antes de completar um ano de reinaugurada, já sofreu vários atos de vandalismo. Segundo noticiou o G1 em janeiro deste ano, lixeiras foram arrancadas, plantas foram destruídas e até mesmo um coco pôde ser visto em uma luminária quebrada.

Por telefone, o subprefeito do Centro Histórico, Fábio Henrique Farias, informou ao G1 que os casos geralmente ocorrem durante a madrugada, quando há menos policiamento. “Eles agem geralmente no fim da madrugada, quando há poucos policiais nas ruas. Eles quebram luminárias, arrancam lixeiras, quebram bancos. Até o momento ainda não identificamos os suspeitos, mas a polícia e a Guarda Municipal estão monitorando isso”, explicou.
Henrique Farias reclamou ainda que a ineficiência da legislação pode ser o motivo de os atos de vandalismo serem cometidos constantemente. “É ruim porque, por mais que os responsáveis pelo vandalismo sejam presos, eles são soltos e no dia seguinte reincidem no ato. A legislação é fraca, ineficiente e permite que o suspeito volte as ruas e realize outros atos de vandalismo”, finalizou.
O G1 entrou em contato com a Prefeitura e pediu posicionamento sobre o furto das lâmpadas e aguarda retorno.
Sobre o policiamento nas ruas do Centro Histórico, o G1 contatou a Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-MA) e aguarda detalhes.
Centro histórico vandalizado
No dia 15 de janeiro deste ano, o G1 mostrou a situação do centro histórico após atos vândalos. Até coco pôde ser visto em luminárias quebradas. O subprefeito Fábio Henrique contou que ipês plantados recentemente tiveram os talos quebrados após uma semana. Além disso, os motoristas estariam quebrando os pilares de contenção de veículos para circular por áreas proibidas, danificando o asfalto de paralelepípedo.
Centro Histórico de São Luís é alvo de depredações (Foto: Fábio Henrique/Subprefeitura do Centro Histórico)Centro Histórico de São Luís é alvo de depredações (Foto: Fábio Henrique/Subprefeitura do Centro Histórico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário