MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 12 de abril de 2014

Scania realiza concurso para descobrir qual o melhor motorista de caminhão do país


São esperados mais de 50 mil motoristas inscritos em busca do título que em 2010 ficou com o baiano Fernando Pitanga
Welter Arduini, de Piracicaba, SP
CORREIO 24 HORAS

A Scania reuniu a imprensa especializada no autódromo EPCA, em Piracicaba, no interior de São Paulo, para dar a largada na quinta edição do concurso Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB). Essa edição promete bater recordes, já que são esperados mais de 50 mil motoristas inscritos em busca do tão sonhado título que em 2010 ficou com o baiano Fernando Pitanga. 
“Encontrar o Melhor Motorista de Caminhão do Brasil, via o MMCB, é apenas uma consequência, o maior objetivo da Scania está na busca de um trânsito mais seguro para todos”, atesta, com propriedade, o coordenador da competição, Rodrigo Machado, da equipe Scania.
No autódromo em Piracicaba (SP), o AUTOS participou de algumas provas que farão parte das etapas regionais do concurso que irá escolher o Melhor Motorista de Caminhão do Brasil
A imprensa teve seu “momento caminhoneiro” e, ao longo do dia, vivenciou - seguindo à risca, a rotina de um profissional portador de uma CNH letra E. Acredito que, além da sequência, seja E de especial e experiente. Na competição, todos tiveram a oportunidade de passar por testes práticos e teóricos, que contribuíram para o real entendimento da proposta dessa competição que se realiza em mais de 40 países - com mais de 97 mil participantes, sob a coordenação da Scania.
No painel onde se discutiu a importância e valorização do profissional CNH E, números preocupantes - e situações, idem, foram expostas: “Há uma defasagem de mais 130 mil vagas não preenchidas por falta de qualificação da mão de obra. Assim, o Sindicato dos Transportadores do Paraná já importou 150 motoristas da Bolívia, na busca de suprir essa demanda”, afirma José Panzan, do sindicato patronal de Campinas e região.
Objetivos
O foco do MMCB é percebido por todos os envolvidos no projeto como a melhor oportunidade para que o motorista - mais que mostrar as suas habilidades, tenha a capacidade de se reciclar e ser multiplicador. Isso irá impactar diretamente em uma segurança maior nas estradas, com a expectativa de que, com uma condução mais consciente e eficaz, ocorra uma drástica redução de emissão de poluentes. 
Assim, os pontos principais do programa serão atendidos: valorização do motorista, segurança nas estradas, qualificação profissional, condução eficaz e sustentabilidade na cadeia logística.
As provas práticas incluem manobras entre cones e parar o caminhão no alvo
Os motoristas de caminhão interessados em participar da competição têm até o dia 27 de julho para fazer suas inscrições. O processo é simples e pode ser feito pela internet ou nas concessionárias Scania. E ainda por formulários nos parceiros da empresa sueca: Noma e Bridgestone, e também os postos da rede Graal.
Este ano, a competição estará dividida em quatro etapas. No ato da inscrição, o participante terá de responder a um questionário, se aprovado segue para a segunda fase, onde terá uma prova teórica online. Na sequência, tudo fica mais animado e a terceira etapa consistirá em  provas práticas das 28 etapas regionais. Destaque para a etapa baiana, que ocorrerá em Feira de Santana, dias 11  e 12 de outubro. A grande final será entre os dias 4 e 7 de dezembro, em São Paulo.
Premiação 
Ao se inscrever na competição, o participante já ganha um curso online, tema: Atendimento Eficaz. Os que avançarem,  ultrapassando a prova teórica online da segunda fase, terão direito ao curso: Logística – Conceitos e Aplicações, no Sest/Senat.
Os 28 campeões regionais terão direito ao curso de Treinamento de Motoristas Scania Master Driver (com 40 horas de duração) e o vencedor final da competição receberá prêmios no valor de R$ 40 mil. Esse pacote de prêmios terá desde um jogo de seis pneus da Bridgestone, aparelhos eletrônicos, móveis, eletrodomésticos, além de um curso de 40 horas do Sest Senat, uma viagem (com acompanhante) para visitar a matriz da Scania, na Suécia.

* O jornalista viajou a convite da Scania

Nenhum comentário:

Postar um comentário