MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 29 de abril de 2014

Primeiras impressões: Volkswagen Up! I-Motion e Up! duas portas


Compacto ganha versão automatizada, com preços a partir de R$ 30.990.
Na configuração duas portas manual, valores começam em R$ 26.900.

André Paixão Do G1, em São Paulo

Volkswagen Up! duas portas (Foto: Divulgação)Volkswagen Up! duas portas (Foto: Divulgação)
O Up! é como aquele aluno novo que chega na escola no meio do ano letivo. Não conhece ninguém, mas se esforça para fazer amigos e conquistar colegas – ou o consumidor. Nos três primeiros meses, ele tentou, mas não conseguiu muita coisa. Até o meio de abril, o Up! emplacou 3.393 unidades, segundo levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O número representa a 12ª colocação no geral, fazendo do compacto um aluno apenas mediano, distante do grupo dos melhores da sala, formado por Gol, Palio, Uno e Onix.
Para tentar melhorar seus resultados na escola do mercado automotivo, o Up! ganhou duas novas armas, que prometem ser um reforço no final de cada mês de vendas. Inicialmente oferecido apenas com câmbio manual e carroceria quatro portas, o Up! agora também possui versões duas portas e I-Motion.
Impressões
Para mostrar as novidades, a Volkswagen promoveu um test-drive de aproximadamente 100 km entre São Paulo e o Guarujá. O G1 avaliou as duas versões em condições de subida e descida de serra e tráfego urbano, com trânsito carregado, rodando por volta de 50 km com cada uma delas.
Volkswagen Up! I-Motion (Foto: Divulgação)Volkswagen Up! I-Motion (Foto: Divulgação)
I-Motion
Transmissões automatizadas se caracterizam por serem mais baratas e menos confortáveis do que câmbios automáticos com conversor de torque ou continuamente variáveis (CVT). Quase sempre são a porta de entrada para quem deseja dar adeus ao pedal de embreagem. E com o sistema I-Motion não é diferente. No caso do Up!, o conjunto pesa apenas 30 kg, sendo um dos mais leves do mercado. O sistema funciona com atuadores elétricos, responsáveis por acoplar e desacoplar a embreagem, escolher a marcha certa e realizar a troca. Tudo isso sem o motorista fazer esforço algum.
Volkswagen Up! I-Motion (Foto: Divulgação)Volkswagen Up! I-Motion (Foto: Divulgação)
Além de N (neutro) e R (ré), há dois modos de operação, D (automático) e M (manual), este último com opções de trocas na alavanca. Não há aletas atrás do volante, nem como opcional. Para subir uma marcha, basta acionar a alavanca para cima. Em reduções o movimento é ao contrário. Segundo a marca, a central eletrônica que comanda o câmbio dá sempre a preferência ao gosto do motorista. Tanto que as trocas podem ser feitas até no modo D, sempre com a alavanca.
Se o motorista não concordar com a marcha escolhida, basta escolher a que julga mais adequada que o sistema fará a troca. Se o motorista não interferir, o sistema escolhe o mapa de mudanças com foco na economia.
Nos aproximadamente 50 km percorridos com o compacto automatizado, ficou a sensação de que a transmissão consegue detectar com precisão o que o motorista quer – porém, assim como em outros carros com câmbio semelhante, fica devendo agilidade e suavidade na execução das trocas de marcha. Um ouvido mais atento irá perceber um estalo metálico a cada mudança, principalmente de primeira para segunda marcha.
Na estrada, ao menor sinal de que o motorista deseja mais do carro – principalmente em ultrapassagens ou subidas de serra – a transmissão reduz uma ou duas marchas e cumpre seu papel, de empurrar o carrinho com o vigor dos três cilindros. Na rodovia, em quinta marcha e a 110 km/h, por exemplo, quando exigido, o câmbio reduz para quarta para uma retomada mais ágil, chegando logo aos 120 km/h, limite da via.
Volkswagen Up! I-Motion (Foto: Divulgação)Volkswagen Up! I-Motion (Foto: Divulgação)
Mercado
A Volks logo deu ao Up! I-Motion o título de “carro com câmbio de operação automática mais barato do país”. De fato, por R$ 30.990 ele bate (com boa margem) todos os concorrentes automáticos ou automatizados. Mas também é verdade que o preço se refere à configuração Move sem opcionais. E com duas portas.
Na prática, o carro de pouco menos de R$ 31.000 sai de fábrica sem direção assistida, ar-condicionado, vidros, travas ou retrovisores elétricos e som. De série, apenas os obrigatórios ABS e airbags, computador de bordo e o sistema save, que cria um “fundo falso” no porta-malas, dividindo o compartimento em dois níveis. “Já vieram clientes interessados no I-Motion básico, porém a grande maioria do público desse carro vai querer tirar ele completo. O básico não deverá ultrapassar os 20% do total de automatizados”, afirmou vendedor de uma concessionária Volkswagen de São Paulo.
Para equipar a versão mais em conta com I-Motion, Move, com ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos e sistema de som, o comprador terá que desembolsar R$ 36.840. Se quiser a versão quatro portas, adicione R$ 2.000 na conta. Na versão mais completa, Black, White ou Red Up!, a conta chega em R$ 42.160, completo.
Assim, o preço acaba mais próximo do principal concorrente do Up! I-Motion, o Kia Picanto automático. Os dois possuem em comum o motor de três cilindros, ainda que o Volkswagen leve vantagem em potência (82 cv contra 80 cv do Kia). Por outro lado, o Kia, agora vendido sem opcionais, por R$ 44.900, oferece vidros elétricos nas quatro portas e volante com comandos do som, itens que não são nem opcionais no Up!.
Outros rivais custam mais, mas também são mais potentes. O Gol Trendline I-Motion vem com motor 1.6 e parte de R$ 39.350, básico. Já o Palio Essence 1.6 Dualogic custa R$ 43.729, e o Chevrolet Onix 1.4 LT com transmissão automática de seis marchas sai por R$ 46.790.
Concorrentes Volkswagen Up! (Foto: G1)
Duas portas
Os preços das versões duas portas foram anunciados desde o lançamento, em fevereiro. Oferecido nas configuração Take Up! e Move Up!, ele sai por, R$ 26.900 e R$ 28.300, respectivamente. Agora, tais opções já estão à venda.
Nas laterais, as portas a menos tornam o visual mais limpo. A sensação é reforçada pela coluna B “escondida” por um vidro traseiro maior. Isso, somado ao vidro dianteiro com um batente mais fino, deixam o Up! duas portas com aparência mais esportiva. A única estranheza é causada pelas borrachas da guarnição das janelas dianteiras, que deixam um degrau na junção com a traseira.
Segundo a Volks, o sistema de rebatimento dos bancos que dão acesso à traseira é inédito. Há hastes para rebater os bancos dos dois lados dos bancos. Estes, por sinal, são móveis, tanto no assento como no encosto. Outro diferencial são dois porta-copos traseiros, que acomodam garrafas de até 1,5 litro.
Ao volante, a versão duas portas é idêntica à equivalente com as portas extras. Apesar do motor de baixa cilindrada, o carro é esperto, tanto na cidade como na estrada. São apenas 892 kg, puxados pelos 82 cv, quando abastecidos com etanol. O câmbio MQ100 é exemplo de trocas suavez e precisas, enquanto suspensão e freios são bem ajustados e competentes.
Mercado
Quem busca um carro portas geralmente quer economizar no valor inicial da compra. Por isso modelos de entrada oferecem tais versões. No caso do Up!, a missão, além de ganhar consumidores para a marca, é ocupar a lacuna deixada pelo Gol G4, até então carro mais barato da linha. Para isso, os R$ 26.900 do Take Up! podem ser suficientes, considerando o enorme ganho tecnológico.
Para quem não faz questão dos acessos extras, mas quer um Up!, a quantia é suficiente para pagar o sistema de som com alto-falantes e a direção elétrica. E de quebra, ainda terá um visual mais bonito na versão duas portas.
Conclusão
Com as duas novas versões, o aluno Up! tem tudo para melhorar seu desempenho na escola do mercado. Atributos como segurança e consumo ele tem, mas agora, nas versões duas portas e I-Motion terá que mostrar, apesar de pouco equipado nas versões básicas, estudou para passar na prova do segmento dos compactos.
Volkswagen Up! duas portas (Foto: Divulgação)Volkswagen Up! duas portas (Foto: Divulgação)

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