MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Gorduras saudáveis ajudam na saúde do cérebro, diz nutricionista


Karin Honorato lista alimentos que são fontes de gorduras saudáveis.
Segundo a especialista, esses nutrientes previnem problemas de memória.

Do G1 MG

Gorduras saudáveis ajudam na saúde do cérebro, de acordo com a nutricionista Karin Honorato. Na coluna desta segunda-feira (28), ela lista alimentos que são fontes desses nutrientes, e destaca que eles previnem ainda problemas de memória.

“Mais de 60% do cérebro é feito de gorduras. E, claro, de gorduras boas. Ai sim você consegue uma transmissão neurológica saudável. Cuidado com as gorduras ruins. Hidrogenadas, saturadas, excesso de fritura, pois isso atrapalha a relação cerebral”, afirma a especialista.
Entre os exemplos, Karin Honorato destaca as castanhas e amêndoas, azeite extravirgem e o abacate. De acordo com a nutricionista, o ômega 3, presente nos peixes e na semente de linhaça, ajuda na prevenção de doenças degenerativas.

“Mais um ponto para o ovo, que muitas pessoas ainda têm medo de consumir. O ovo é rico em colina, que é conhecida como vitamina do cérebro”, diz. Segundo ela, esse nutriente está presente principalmente na gema.
Karin Honorato afirma que as vitaminas do complexo B são extremamente importantes. “A B1 que é parte de transmissão, a B12 que é responsável pela memória, o ácido fólico que protege a parte neurológica toda e B6 que aumenta a formação dos neurotransmissores”, enumera. Esse conjunto pode ser encontrado em grãos integrais e em todas as sementes.

O chocolate com maior teor de cacau também faz bem para o cérebro, conforme Karin. Ela conta que o cacau aumenta o óxido nítrico – uma substância que faz vaso dilatação, abre toda a circulação e leva mais oxigênio para o cérebro funcionar melhor.

“O tão conhecido chá verde também tem os seus benefícios. Ele é rico em uma substância que ajuda a aumentar a formação dos neurotransmissores”, informa. O chá verde possui substâncias antioxidantes capazes de proteger todas as células do cérebro.

Por fim, Karin lembra que as verduras, frutas e legumes possuem substâncias ativas que fazem muita diferença para o corpo e para o cérebro. “São ricos em antioxidantes, anti-inflamatórios e muitos nutrientes. Por isso a dieta deve ser toda equilibrada, dando uma atenção extra a esses alimentos”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário