MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 30 de abril de 2014

51% da população de Fortaleza está acima do peso, revela pesquisa


Estudo mostra que entre a população acima do peso, 18,1% já é obesa.
No Brasil, o percentual de obesos é de 17,58%.

Do G1 CE

#obesidade (Foto: Finbarr O'Reilly/Reuters)Índice de obesos em Fortaleza é superior entre
os homens (Foto: Finbarr O'Reilly/Reuters)
A pesquisa Vigitel 2013 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), realizada pelo Ministério da Saúde,  indica que 51,3%  dos fortalezenses estão acima do peso ideal, índice superior ao dos brasileiros, com 50,8% da população acima do peso. O estudo mostra que dessa população que está acima do peso ideal, 18,1% já são considerados obesos. No Brasil, o índice de pessoas obesas é de 17,5%. O estudo foi divulgado nesta quarta-feira (1º), pelo Ministro da Saúde, Arthur Chioro, em Brasília.
Apesar dos índices elevados, o Ministério da Saúde afirma que, pela primeira vez em oito anos consecutivos, o percentual de excesso de peso e de obesidade se manteve estável no país. "O aumento do consumo de hortaliças e da atividade física são fatores determinantes para uma sociedade mais saudável. Mas, ainda é preciso observar a sequência nos próximos anos para podermos afirmar com consistência se há uma estabilização do crescimento da obesidade e do sobrepeso", disse o ministro.
A proporção de obesos entre homens e mulheres em Fortaleza é superior entre a população masculina. Enquanto o percentual de mulheres obesas é de 17%, entre os homens, o índice sobe para 18,1%. Forte aliado na prevenção de doenças, o consumo recomendado de frutas e hortaliças e também registrou aumento de 18%, no Brasil,  em oito anos. Atualmente, 19,3% dos homens e 27,3% das mulheres comem cinco porções por dia de frutas e hortaliças, quantidade indicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Em 2006, os índices eram de 15,8% e 23,7%, respectivamente.
Alimentação
De acordo com o Vigitel 2013, em Fortaleza, apenas 32% da população tem o consumo de frutas e hortaliças recomendadas pela OMS, dos quais 26,3% são do sexo masculino e 36,8% do sexo feminino. O estudo também mostra também a existência de diversos hábitos alimentares inapropriados da população. Um deles é o índice que mostra quantos brasileiros tem o habito de substituir o almoço ou o jantar por um lanche de baixo valor nutritivo. Consultado pela primeira vez no Vigitel, o indicador mostrou que 16,5% dos brasileiros (12,6% dos homens e 19,7% das mulheres) costumam trocar o almoço ou jantar por lanches como pizzas, sanduíches ou salgados diariamente.
Atividade física
Paralelo à estabilidade nos índices de excesso de peso e obesidade, o Vigitel 2013 aponta ainda um aumento de 11% em cinco anos no percentual da atividade física no lazer, passando de 30,3%, em 2009, para 33,8% em 2013, no Brasil. A pesquisa mostra que de um modo geral, no Brasil os homens são os mais ativos: 41,2% praticam exercícios em seu tempo livre, enquanto em 2009 eram 39,7%. Entretanto, o aumento da prática de exercícios entre as mulheres foi maior, passando de 22,2% para 27,4%. A pesquisa de 2013 apontou que apenas 35% dos fortalezenses praticam uma atividade física em seu tempo livre.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Vigitel retrata os hábitos da população brasileira e é uma importante fonte para o desenvolvimento de políticas públicas de saúde preventiva. Nesta edição, foram entrevistados aproximadamente 53 mil adultos em todas as capitais e também no Distrito Federal.
O estudo foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde e Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário