MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 29 de abril de 2014

'Ver-o-Peso da Cozinha Paraense' movimenta circuito gastronômico


Festival em Belém tem início na próxima quinta-feira, 1º.
Pratos criados para o evento estarão disponíveis em 14 restaurantes.

Do G1 PA

Ver-o-Peso da Cozinha Paraense (Foto: Igor Mota / O Liberal)Público pode conhecer pratos criados especialmente para o Ver-o-Peso da Cozinha Paraense (Foto: Igor Mota / O Liberal)
O terceiro festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense (VOP) começa na próxima quinta-feira (1º), em Belém. O público vai poder conhecer pratos criados especialmente para o evento em 14 restaurantes da capital durante 30 dias. O circuito gastronômico foi criado em 2012 e tem o objetivo de incentivar os estabelecimentos a usarem ingrediente paraense em seus cardápios.
Além disso, o circuito, realizado pelo Instituto Paulo Martins e a Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, busca aproximar o festival do público e desenvolver a gastronomia local, pois os chefs são desafiados a criar uma receita usando um ingrediente determinado pela organização do festival. Este ano o ingrediente deve ser um sub-produto da mandioca.
“Estamos ansiosos para ver as diversas formas criativas de uso da mandioca, que aparentemente é um ingrediente comum, mas que, ao nosso ver, ainda pode ser mais explorado criativamente”, desafia Joanna Martins, organizadora do VOP. O desafio gerou as seguintes criações:
- Costela de porco com tucupi preto e purê de pupunha;
- Costela suína com nhoque de maniçoba;
- Filhote ao aviú com purê de macaxeira e tucupi;
- Filhote na folha de bananeira, pirão de leite e farofa de banana;
- Filhote ao bacuri e mini arroz de jambu;
- Kobe beef guarnecido de molho arubé e grain;
- Filhote com galete de mandioca, molho morno de tucupi e pesto de castanha com jambú;
- Arrumadinho de Mar e Mangue e Farofa de camarão com feijão de Santarém acompanhada de isca de pescada amarela.
A programação do VOP inclui ainda exposição, aulas, fórum técnico e degustações, envolvendo a população e profissionais de diversos segmentos da culinária nacional, local e até internacional. O encerramento, dia 1º de junho, será marcado com a final do concurso Chef Paulo Martins e o projeto Chefs na Praça, realizado na praça Batista Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário