MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 12 de abril de 2014

Carro que substituiria o Gol não está tendo bom resultado de vendas


up! é seguro e econômico, mas deveria oferecer mais conveniência
Antônio Meira Jr.
CORREIO 24 HORAS

Muito aguardado, o up! chegou ao Brasil em fevereiro com a missão de substituir o Gol de quarta geração e com a previsão de vender 120 mil unidades até o final do ano. Muito bem recomendado pelo Inmetro em relação ao consumo e pelo Latin Ncap no que diz respeito à segurança, o subcompacto da Volkswagen não está tendo um bom resultado de vendas.
Em março, primeiro mês completo de vendas após o lançamento, o veículo fracassou. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), apenas 3.517 unidades emplacadas no último mês. Levando em conta que a Volkswagen possui 600 concessionárias, a média por loja não chega a seis unidades, muito pouco para um lançamento desse segmento.
Nos últimos dias, rodamos 900 quilômetros com a versão White do up! e ficamos surpresos, algumas coisas são muito interessantes e outras são intrigantes. A primeira coisa que muitas pessoas que viam o carro questionavam era sobre o espaço interno, pois o pequeno capô deixa uma impressão que ele é menor do que aparenta. Nesse ponto, o up! surpreende, por dentro ele agrada e é bem espaçoso para o segmento, acomodando bem até um motorista com 1,90 metro.
Mas muitas coisas que estão dentro da cabine não agradam. Os cintos de segurança dianteiros possuem ajuste, mas é preciso levar o carro na concessionária para que isso seja feito. Nada prático. A saída de ar central não é direcional e não pode ser fechada. O porta-luvas não tem iluminação e o som - e o sistema multimídia - não possui entrada USB. Os vidros elétricos não possuem sistema de um toque e apenas os dianteiros podem ser elétricos, até mesmo nas versões mais caras.

O nome up! é escrito em letras minúsculas e com ponto de exclamação após a palavra, que se pronuncia ape. (Foto: Marina Silva)
ECONÔMICOO up!, que é fabricado em Taubaté, no interior de São Paulo, é equipado com um motor produzido em São Carlos, também em SP. O EA 211 - que fez sua estreia ano passado no Fox Bluemotion - tem 999 cm³ e 12 válvulas (quatro por cilindro) e chega à potência máxima, alcançada as 6.250 rotações por minuto, de 75 cv de potência quando abastecido com gasolina e 82 cv quanto utiliza apenas etanol. O torque máximo é de 9,7 kgfm com gasolina e 10,4 kgfm com etanol, e ocorre a partir de 3 mil rpm. Mas, a partir de 2 mil rpm, mais de 85% do torque máximo já está disponível. O câmbio é sempre manual, de cinco velocidades.
O conjunto é bem eficiente e um dos destaques do veículo. De acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o up! tem a melhor classificação no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) entre os modelos equipados com motor flexível, direção assistida e ar-condicionado. O instituto atesta que é possível rodar 13,2 quilômetros com um litro de gasolina no trânsito urbano. Na estrada, a média indicada pelo Inmetro é de 14,3 km/l com gasolina.
Em nossa avaliação, também utilizando gasolina, a média urbana ficou em 12,5 km/l. Em rodovias, o consumo aferido foi de 13,7 km/l. De acordo com a Volkswagen, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 12,6 segundos quando abastecido com gasolina e em 12,4 segundos com etanol. A velocidade máxima é de 163 km/h com gasolina e 165 km/h com etanol.

O porta-malas do up! tem capacidade para 285 litros, exatamente a mesma que o Gol. O compartimento do Fox tem 25 litros a menos. (Foto: Marina Silva)
MERCADOO preço inicial do up! é R$ 26.900, valor da versão Take de duas portas. No entanto, essa configuração só chegará às concessionárias a partir de maio. Atualmente, o consumidor tem à disposição apenas as versões de quatro portas e a mais barata delas custa R$ 28.900 (Take). Nessa configuração, além dos itens obrigatórios de segurança, tudo é opcional. Do ajuste de altura do volante ao ar-condicionado, tudo é cobrado à parte. O indispensável ar-condicionado custa R$ 2.750 e a direção eletromecânica, que é vendida em um pacote que inclui ajuste de altura da coluna e rodas de aço de 14 polegadas, sai por R$ 1.240. Dessa forma, para ter um up! com ar e direção, é preciso desembolsar R$ 32.890. Para levar pintura metálica, some ainda mais R$ 1.030. 
A versão Move, que tem alguns itens a mais, começa em 
R$ 28.300 com duas portas e 
R$ 30.300 com quatro. Ar e direção continuam sendo opcionais. A seguir, apenas com quatro portas, vem a configuração High, por R$ 34.900. Nessa a direção eletromecânica e alguns itens de conforto são agregados, mas o ar-condicionado continua sendo opcional.
Com tudo, só a versão topo de linha. Determinada pelas cores Black, Red e White - como a testada pelo AUTOS -, todas com pintura sólida. Custa R$ 39.390. No entanto, para levar o sistema multimídia maps & more, é preciso pagar R$ 100 pelo kit de preparação e conexão com o sistema de som e outros R$ 1.200 pelo aparelho multimídia. Para o revestimento em couro sintético dos bancos são cobrados outros R$ 670. 
Sempre com motor 1.0, o up! em sua versão mais recheada custa o mesmo que veículos mais potentes e que já são mais bem equipados desde as versões iniciais. Com motorização 1.5, 
o Citroën C3 Origine custa 
R$ 40.990, o Ford New Fiesta S R$ 42.190 e o Peugeot 208 Active R$ 41.790. Além disso, estão na briga outros Volkswagen, como Fox e Gol; o Chevrolet Onix; os Fiat 500, Palio e Uno; o Hyundai HB20; o Nissan March e o Renault Sandero, esses dois últimos que serão reestilizados em breve.

São 3,60 metros de comprimento, 1,91 m de largura (com retrovisores), 1,50 m de altura e 2,42 m de entre-eixos. Ele é 0,29 m menor que o Gol. (Foto: Marina Silva)

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