Amanhã, 31 de dezembro de 2013, será o
fim de vida para alguns modelos fabricados há tempos no Brasil. Mas, os
veículos que deixam de ser produzidos não saem de cena porque os
fabricantes querem renovar suas linhas. Deixarão de ser fabricados por
força das resoluções 311 e 312 de 2009 do Conselho Nacional de Trânsito
(Contran), que determinam a obrigatoriedade do airbag frontal duplo e o
sistema antitravamento dos freios nas quatro rodas, ABS. Nos últimos
dias, sindicato, governo e fabricantes tentaram dar o golpe e esticar a
sobrevida dos modelos por mais dois anos. Mas, felizmente o bom senso
prevaleceu e os velhinhos descansarão em paz. Os estoques de Kombi, Gol
G4, Mille, Fiorino, Ka e demais modelos que seguem em produção ou não,
poderão ser comercializados até o dia 31 de março sem os equipamentos de
segurança.
A Velha Senhora teve sua morte decretada
em 19 de dezembro e até então era o veículo mais antigo em produção no
Brasil. Foram mais de 50 anos sendo fabricada na unidade da VW em São
Bernardo do Campo (SP) e apesar de todo esse tempo a marca não pensou em
um substituto para o cansado modelo. Tanto que o sindicato do ABC e a
VW tentaram dar mais dois de vida para a Kombi. A versão de despedida
Last Edition teve 1.200 unidades produzidas e será comercializada por R$
85 mil.
O Volkswagen Gol G4 também já teve sua
produção encerrada, mas, apesar dos bons serviços prestados não teve
despedida badalada como a da Kombi. Derivado do Gol bolinha de 1994 o G4
atual, tem o mesmo visual de 2005 quando passou por sua última
reestilização. Seu projeto permite receber os equipamentos de segurança.
Entretanto, o fim de sua produção é mais uma tacada comercial do que
industrial, já que, para o seu lugar a VW lançará o up!, cujas vendas
começarão em fevereiro.
O
modelo da Fiat mais antigo em fabricação no mercado nacional é o Uno
Mille. Nossos amigos dizem que sua produção será esticada até o último
minuto de 2013, para que, os estoques durem até o dia 31 de março. Afim
de marcar seus 30 anos de fabricação a marca lançou a série de despedida
Grazie Mille com duas mil unidades numeradas e vendidas pelo valor
sugerido de R$ 31.200. A marca pensava em lançar um carro exclusivo para
substituir o velho Mille, mas, o projeto X3C atrasou. No seu lugar foi
criado um “paliativo” e o Palio Fire ganhará o sobrenome Mille para
segurar as pontas até o novo compacto chegar.
O
Fiorino em produção desde 1987 também saiu de linha, mas, neste caso a
marca lançou a nova geração baseada no Novo Uno. O fim de fabricação do
velho furgão ocorreu em novembro. A nova geração já está a venda pelo
preço sugerido de R$ 38.540.
O
Ford Ka atual foi lançado em 2008 e segundo nossos amigos sua produção
foi encerrada também no dia 19 de dezembro. O hatch poderia receber sem
problemas os equipamentos de segurança de série. O fim de sua linhagem é
mais uma questão comercial. Por enquanto ele perderá o status de carro
mais barato da Ford para o Fiesta Rocam. Porém, entre abril e maio
chegará sua nova geração e o novo Ka será novamente o carro de entrada
da Ford.
Se
alguns modelos morrem amanhã, outros duram um pouco mais, como a linha
Rocam do Fiesta (hatch e sedã). Os modelos ficarão em produção até março
de 2014. Ambos já contam com ABS e airbag duplo de série e serão a
linha de frente da Ford até os novos Ka hatch e Ka sedã chegarem ao
mercado.
Com
os fins de produção de Kombi e Gol G4 o Golf de quarta geração herdou o
título de modelo mais antigo da Volkswagen em produção no Brasil. Mas,
assim como a linha Fiesta ele também morrerá ao longo de 2014. Produzido
em São José dos Pinhais (PR) o hatch médio deixará de ser fabricado
para que a fábrica passe por mudanças para a fabricação de sua sétima
geração em território nacional. Vale lembrar que a produção do Golf VII
no Brasil não acarretará em redução de preços e o hatch continuará ser
vendido com preços iniciais na casa dos R$ 70 mil.
Outro
modelo que já está se despedindo do mercado é o Citroën C4 hatch. O
modelo já é vendido a preços promocionais e de acordo com
concessionários ele morrerá ao longo de 2014. Por enquanto a nova
geração do C4 está descartada para chegar ao Brasil
Fotos | Volkswagen/Divulgação, Fiat/Divulgação, Ford/Divulgação e Citroën/Divulgação
Autor: Marlos Ney Vidal
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