MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Campanha de vacinação contra Febre Aftosa inicia em Roraima


Nesta primeira etapa, produtores têm até 30 de abril para vacinar rebanho.
Criadores de bovinos e bufalinos são obrigados a imunizar os animais.

Vanessa Lima Do G1 RR

A primeira etapa da Campanha Estadual de Vacinação contra a Febre Aftosa em Roraima inicia nesta segunda-feira (1º) e segue até 30 de abril. A meta da Agência de Defesa Animal (Aderr) é vacinar no mínimo 90% do rebanho do estado, estimado em 750 mil cabeças de gado, conforme números oficiais da campanha do ano passado.
O último caso de Febre Aftosa registrado em Roraima foi em 2001. Doze anos depois, o estado ainda possui status de alto risco em relação a doença. A preocupação maior é com a Venezuela. O país vizinho tem registro de casos permanentes da doença animal.
Todos os criadores de bovinos e bufalinos são obrigados a vacinar o rebanho. Depois disso, o criador tem até 15 de maio para notificar a vacinação no escritório da Aderr mais próximo da propriedade rural. É necessário apresentar as notas fiscais das vacinas e a classificação do rebanho separados por idade e sexo.
O criador que não imunizar os animais ou deixar de notificar a vacinação estará sujeito a punições como multas e a impossibilidade do transporte e comercialização. Ao final dos prazos estabelecidos, técnicos da Aderr passarão a fazer busca ativa dos produtores que deixaram de cumprir essas obrigações.
O diretor-presidente da Aderr, Rodolfo Pereira, informou que a novidade da campanha deste ano será a vacinação assistida. Em dez propriedades de cada município do Estado, consideradas de risco, técnicos da unidade de defesa animal estarão acompanhando a imunização do rebanho.
No município de Normandia, que em sua maioria é área indígena, a Aderr fará a cobertura vacinal de todas as propriedades rurais.
"Precisamos vacinar para provar ao Ministério da Agricultura que estamos totalmente livres de Febre Aftosa. Roraima, Amapá e Amazonas são os estados mais atrasados. É interesse nosso mudar isso para que possamos exportar carne bovina e manter o preço do gado", diz o diretor-presidente da Aderr.
Ele destaca ainda a necessidade dos criadores seguirem os procedimentos corretos na hora de vacinar o rebanho. A vacina, por exemplo, deve estar entre 2º e 8º C. Se sair da temperatura indicada ela perde totalmente a capacidade de imunizar.
O lançamento oficial da primeira etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa deste ano será no sábado (6), no município de Mucajaí. A segunda etapa da campanha está programada para ocorrer do dia 1º ao dia 30 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário