MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Visita a Manaus vale pela história e pelo imponente teatro

Bruno Porciuncula A TARDE

  • Bruno Porciuncula | Ag. A TARDE
    Praça São Sebastião tem o teatro atrás e um monumento à abertura dos portos amazônicos
Viajar para Manaus requer paciência. De Salvador para a capital do Amazonas, são, no mínimo,  7 horas de viagem, entre escalas em outras capitais e trajeto entre os locais. Praticamente uma viagem internacional.
E Manaus é internacional. As ruas e casas mais antigas, datadas de meados do século XIX, quando a borracha era o principal produto da região, foram construídas com materias de outros países como Espanha, França e Inglaterra. Nada brasileiro era usado. Nem a madeira.
A arquitetura é bem particular, com construções que misturam uma variedade de estilos europeus e atraem os olhares dos turistas. Infelizmente, com a crise da borracha, na década de 20 do século XX, a Cidade sofreu grandes prejuízos, que podem ser vistos nas ruas mal cuidadas de Manaus.

Teatro - O ponto turístico mais visitado em Manaus é, sem dúvida, o Teatro Amazonas. A imponente construção inaugurada em 1896 - e também 100% construída com materias europeus - se destaca na paisagem do centro da capital amazonense.
Ao entrar, somos transportados para outro século, com máscaras homenageando dramaturgos e compositores como Mozart, Verdi e Rossini. Lembra muito o Palau de Música Catalana, em Barcelona.
O salão de baile, área nobre do espaço, só pode ser visitado de pantufas - que tem no local - ou descalço. Esse cuidado serve para não arranhar o piso formado por madeiras de 12 tipos de árvores européias.
Em frente ao teatro, ainda há a praça São Sebastião, com uma escultura que celebra a abertura dos portos amazônicos - que recebiam grandes navios da Europa.
A calçada de pedras portuguesas nas cores cinza e branca formando ondas, remete ao encontro dos rios Negro e Solimões.
O desenho inspirou o calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro, que se tornou marca registrada do local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário