Veja opções com águas calmas e boa infraestrutura em oito estados.
Os filhos de Patrícia Paupp, blogueira de viagem, em praia de Santa Catarina (Foto: Arquivo pessoal)
O G1 pediu a quatro pais de crianças pequenas a
indicação de dez praias na costa brasileira boas para ir em família.
Todos eles viajam frequentemente com os filhos, e criaram blogs para
contar suas aventuras e dar dicas a outros viajantes.Uma dessas blogueiras, Patrícia Papp, é também autora do livro “Como Viajar com seus Filhos sem Enlouquecer”. Para ela, o fundamental ao viajar com os filhos é se informar sobre o que o lugar oferece. “Você tem que saber a estrutura do lugar para onde está indo. Não tem banheira? Dá para levar uma inflável. O lugar tem muito mosquito? Pede para o pediatra indicar remédios para prevenir e tratar picadas. Não tem problema ir para um lugar mais rústico, só não dá para cair em roubada.”
Claudia Beatriz com a família em uma das viagens
(Foto: Arquivo pessoal)
Claudia Beatriz, (Foto: Arquivo pessoal)
Consultora em uma organização internacional, Cláudia tem 39 anos e mora em Washington, nos EUA, com o marido e os filhos Dylan, de quatro anos, e Nicollas, de 19. Eles viajam juntos pelo menos a cada dois meses. Sempre que vão ao Brasil, as praias são um dos programas obrigatórios da família.
1) Praia do Espelho (Porto Seguro, BA)
“As águas são calmas e cristalinas e na maré baixa viram mesmo um ‘espelho’ (daí o seu nome). A estrutura do local é excelente, porque tem restaurantes e pousadas à beira mar, com espreguiçadeiras e coqueiros. Quando as crianças se cansarem de ficar na água ou se o sol estiver muito forte, a brincadeira pode continuar embaixo dos coqueiros. Dá para se hospedar na própria praia ou em Trancoso, que fica perto.”
Praia da Ferradurinha (Foto: Sérgio Quissak)
2) Praia da Ferradurinha (Búzios, RJ)“É a minha preferida. Para chegar lá é preciso andar um pouco por uma trilha no canto de Geribá, mas vale a pena porque a praia é uma ‘piscininha’, excelente para as crianças brincarem na areia e na água. Aconselho levar água e comida porque nem sempre o que os ambulantes e as barracas vendem por lá agradam aos pequenos.”
Patrícia Papp
A publicitária de 37 anos mora em Curitiba e passou a viajar cada vez mais depois que nasceram os filhos Pedro, hoje com 9 anos, e Luiza, de 4 anos. Ela gosta de ir com eles a lugares diferentes, e já os levou até à Tailândia.
Patrícia com a família em Barra de São Miguel, uma de suas praias favoritas (Foto: Arquivo pessoal)
3) Barra de São Miguel (AL)“Acho o litoral de Alagoas o melhor do Brasil. Barra de São Miguel não é tão conhecida como outras praias que existem por lá, mas vale a pena ir porque ela tem todas as belezas que as outras têm, com a vantagem de ser mais calma. Tem menos barracas e menos gente, a areia é branca, o mar é azul e cheio de corais. Dá para fazer passeios a praias vizinhas, como a do Gunga. E tem umas falésias bem pertinho, para as quais dá para ir de quadriciclo. Também dá para ir de barco até os corais, vendo os peixinhos. As crianças amaram”.
Florianópolis (Foto: Thomas Braga/RBS TV)
4) Florianópolis (SC)“Gosto de lá porque tem muitos estilos de praia na mesma ilha. A do Campeche, que é mais rústica, é uma das minhas preferidas para ir com as crianças. As águas não são muito calmas, mas já vimos até baleia na beira da praia, o que é muito pouco usual. Dá para escorregar nas dunas e passear pelas outras praias. Se chover, é uma cidade com estrutura, com shopping, por exemplo.”
Ana Amaral,
Ana, de 31 anos, leva o filho Enzo, de 7 anos, em suas viagens econômicas estilo “mochilão”. A família adora lugares com muitos atrativos naturais e, como mora em Natal (RN), vai à praia com frequência, no fim de semana ou em viagens mais longas.
Golfinhos na praia do Madeiro, no RN
(Foto: Arquivo pessoal)
5) Praia do Madeiro (RN)(Foto: Arquivo pessoal)
“O ponto alto são os golfinhos, que fazem uma visita diária à praia e, logo cedo, para delírio das crianças. A praia fica a cerca de duas horas da capital e por isso não fica muito lotada. Cercada de falésias e da Mata Atlântica, tem um visual quase selvagem e parece cenário de filme de ilha deserta, mas oferece segurança e conforto para as famílias, porque tem excelente infraestrutura. Barracas oferecem sombra, comida, água fresca e ducha o dia todo. O mar é calmo e morno.”
Praia da Conceição (Foto: Arquivo pessoal)
6) Praia da Conceição(Ilha de Itaparica, BA)
“A Ilha de Itaparica tem diversas praias, mas eu gosto particularmente da Praia da Conceição porque ela tem um visual encantador e é frequentada por muitas famílias com crianças. É praticamente uma piscina natural, sem nenhuma onda, com águas mornas e transparentes. O acesso é feito por lanchas ou ‘ferryboats’, mas o trajeto não é cansativo para os pequenos. As barracas da praia têm banheiros, chuveiros, restaurantes e toda a infraestrutura necessária. Quem quiser mais tranquilidade pode se hospedar na própria ilha. Assim não será preciso voltar para Salvador no mesmo dia.”
Fernanda com Olívia; abaixo, praia de Bombinhas
(Foto: Arquivo pessoal e Divulgação)
Fernanda Ávila(Foto: Arquivo pessoal e Divulgação)
Fernanda, de 37 anos, mora em Curitiba e trabalha em uma editora de livros de viagem e é mãe de Marina, de 9 anos, e Olívia, de 3. Ela costuma ir à praia com a família todo verão – fora as escapadas curtinhas, de fim de semana.
7) Bombinhas (SC)
"É perfeita para as crianças menores. Tem programas ótimos para fazer com os filhos, como mergulho e passeio em uma escuna pirata. Também há várias praias ali perto, dá para ir a uma diferente a cada dia. O mar é azul e calmo e a cidadezinha é bem estruturada. Tem hotéis ótimos e dá para encontrar farmácia 24 horas e hospital, por exemplo, em caso de necessidade."
8) Ilha do Mel (PR)
"Essa é um programa um pouco mais alternativo, ideal para pais aventureiros e com filhos maiorzinhos. Dá para fazer vários passeios e, como tudo é perto, as crianças aguentam a caminhada tranquilamente. Opções legais de visitar são um forte antigo e um farol, que as crianças curtem muito. O acesso é de barca a partir das praias de Pontal ou Paranaguá. As pousadas são mais simples, mas há algumas com parquinho e boa estrutura para crianças."
Vitória, filha de Márcio Nel Cimatti, na Barra do Sahy
(Foto: Márcio Nel Cimatti/ajanelalaranja.com)
Marcio Nel Cimatti(Foto: Márcio Nel Cimatti/ajanelalaranja.com)
O fotógrafo é pai de Vitória, de 4 anos, e de Giovana, de apenas 6 meses, e mora em São Paulo. Viaja com as filhas pelo menos uma vez por mês e adora levá-las à praia.
9) Barra do Sahy (São Sebastião, SP)
“Para quem mora em São Paulo é uma ótima alternativa porque é perto e dá para ir de carro, sem necessidade de pegar avião ou transfers. A praia é uma delícia, com mar calmo, água de temperatura ideal, areia gostosa, sombra de árvores... É pequena, o que é bacana, mas ao mesmo tempo não tem muita aglomeração, e por isso é ideal para as crianças andarem e brincarem à vontade.”
Praia dos Carneiros (Foto: Fabíola Blah/G1)
10) Praia dos Carneiros (Tamandaré, PE)“É uma das praias mais bonitas do litoral brasileiro. Tem 5 quilômetros de areia branca e fina, do jeito que gostamos de ver nas fotos. Além disso, a água é quente e a cor é linda. Para quem tiver criança pequena e procurar um programa mais sossegado, minha dica é ir com um 'transfer' privado, que tenha ar condicionado. Também é bom chegar cedo para aproveitar a maré baixa e ver os peixinhos coloridos nos corais. Tem também ouriços e siris.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário