MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Médico explica riscos de infecção por salmonela após casos em Salvador


Bactéria pode causar diarreia, dor abdominal, náuseas, vômitos e febre.
Em Salvador, homem morreu e outros foram socorridos após alimentação.

Ruan Melo e Tatiana Dourado Do G1 BA

Constatada a contaminação de vários clientes de um restaurante em Itapuã, bairro de Salvador, com bactéria salmonela, o G1 entrevistou o infectologista Antonio Bandeira nesta quinta-feira (6),  que explicou a relação entre a doença e os alimentos. Na ocasião, uma pessoa morreu e outras seis foram levadas ao hospital com quadro de infecção, após se alimentarem na churrascaria.
Bactéria salmonela, causadora de intoxição alimentar, pode ser arma no combate ao câncer de pele. (Foto: Joyce Karlinsey)Bactéria salmonela causa intoxição alimentar
(Foto: Joyce Karlinsey)
O médico explicou que a bactéria é agressiva, pode levar o infectado à morte em poucas horas e está presente em alguns alimentos que não passaram pelo processo de cozimento, como a clara de ovo crua. Sobremesas com este ingrediente, segundo o especialista, são "perigosíssimas", porque não vão ao fogo. A bactéria pode estar presente ainda na maionese, que utiliza como matéria-prima o ovo.
O médico Antônio Bandeira disse que o problema na ingestão do ovo cru está na possibilidade da salmonela habitar a parte intestinal de diversos animais. "Ela pode colonizar a cloaca das galinhas. Quando a galinha gera um ovo, esse ovo passa pela cloaca e se 'contamina' com a salmonela. Se as pessoas pegarem esse ovo e ingerirem o conteúdo, sem que ele passe por cozimento ou fritura, então, essas pessoas vão ingerir juntamente com o ovo também a salmonela, que causará em questão de horas náuseas, vômitos, diarreia e febre", contou.
No caso das carnes, o médico apontou que a contaminação pode acontecer quando a pessoa manuseia os alimentos sem higiene. "É mais provável [a contaminação] em alimento que não vá ao cozimento, como maionese, clara de ovos, sushi. Mas pode acontecer também se alguém que estiver contaminado não usar luvas, não lavar as mãos direito", apontou.
Para ele, é importante manter os hábitos de higiene. "Se alguém estiver eliminando essa bactéria nas fezes [por causa de uma infecção] e não se lavar direito, não lavar as mãos, pode então ao pegar em outra pessoa ou em outro alimento, passar essa bactéria adiante", diz o médico.
De acordo com o infectologista, a bactéria salmonela vive no intestino e os principais sintomas das pessoas contaminadas são diarreia, dor abdominal, náuseas, vômitos e febre. "Nós não temos essa bactéria em nosso intestino. Quando ingerimos algum alimento contaminado, essa bactéria, ao entrar em contato com o nosso intestino, começa a invadir a parede dele e gerar um processo infeccioso", relatou Bandeira.
De acordo com o infectologista, ao persistirem os sintomas, as pessoas devem procurar um hospital o mais rápido possível. "Tem que procurar o médico, fazer exame e tomar antibiótico", orientou.
Info salmonela (Foto: Arte/G1)
O caso
Um laudo clínico divulgado nesta quinta-feira pela Vigilância Sanitária constatou a presença da bactéria salmonela, do tipo não especificado, no estômago do homem de 53 anos que morreu após ter feito refeição em uma churrascaria localizada no bairro de Itapuã, em Salvador, no dia 30 de novembro.
Churrascaria (Foto: Imagem/TV Bahia)Churrascaria é alvo de denúncia de moradores
(Foto: Imagem/TV Bahia)
Segundo a Vigilância Sanitária, outros exames realizados em cinco pessoas que passaram mal após se alimentarem na churrascaria já apontou presença da bactéria salmonela.
A proprietária do estabelecimento que foi alvo da denúncia de moradores prestou esclarecimento na tarde desta terça-feira na 12ª delegacia, que apura o caso. “Ela disse que não sabe o que foi, que no dia que alegaram o fato o restaurante funcionou normalmente, não houve queixa. Só a perícia vai poder apontar o que ocorreu", relatou a delegada Dilma França.
Segundo a delegada, dez pessoas prestaram queixa na delegacia contra o restaurante. “Agora, estamos apurando. Vamos esperar o resultado do exame da vigilância sanitária da vítima falecida, e das outras pessoas”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário