MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Florianópolis registra maior temperatura dos últimos 15 anos


Estação da Epagri/Ciram do Itacorubi registrou temperatura de 38.4ºC.
Blumenau também teve quebra de recorde, com temperatura de 40.7ºC.

Luíza Fregapani Do G1 SC

Temperatura de 38.4ºC  foi registrada em Florianópolis (Foto: Sávio Hermano)Temperatura de 38.4ºC foi registrada em Florianópolis
(Foto: Sávio Hermano)
Nesta sexta-feira (7), Florianópolis registrou a temperatura mais alta dos últimos 15 anos. O observatório da Epagri/Ciram, localizado no Itacorubi, registrou temperaturas de 38.4º C. O recorde anterior era de 38 ºC, no dia  21 de dezembro de 1997.
A maior temperatura registrada na história foi de 38,8 ºC, no dia 10 de fevereiro de 1973, em outra estação, a da Grande Florianópolis.
Blumenau, no Vale do Itajaí, também teve quebra de recorde, com 40.7ºC. O recorde anterior era de 39.9ºC, no dia 23 de dezembro de 2011. A previsão do tempo desta sexta-feira (7) era de temperaturas próximas aos 37ºC em Florianópolis. Em Blumenau, no Vale do Itajaí, a máxima prevista era de 38ºC.
Segundo a Epagri/Ciram, as temperaturas oficiais são medidas à sombra. Nos termômetros de rua expostos ao sol e vento, os catarinenses observaram temperaturas ainda mais altas do que as registradas pelo órgão.
De acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, durante os dias de calor algumas dicas podem auxiliar. Segundo ele, o ideal é o uso de roupas de cores claras e adequadas a cada atividade, além de boné, óculos escuros e protetor solar. Durante a prática de atividades físicas o ideal é escolher horários em que o sol está mais fraco.
Em caso de exercício físico em local muito quente, a intensidade pode ser diminuída em 20% em relação ao habitual. Em caso de cãibras, é preciso ter cuidado com choque térmico. "Beba muita água ou isotônico, fundamental para hidratar o organismo. Prefira alimentos ricos em fibras, sais minerais e vitaminas, como a fruta e legumes frescos", explica ele.
Segundo a Epagri/Ciram, no fim de semana a temperatura diminui um pouco, variando entre 25°C e 28°C na maioria das cidades catarinenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário