Desempenho ruim não impede obtenção do registro para atuar.
'Resultado mostra grave problema na formação dos médicos', diz presidente.
Estudantes colaram faixas contra o exame na sededo Cremesp (Foto: Vanessa Fajardo/ G1)
O Cremesp ainda identificou que 119 alunos boicotaram as provas, sendo que 86 responderam letra 'b' em todas as questões, e 33 apresentaram outros padrões inconsistentes de respostas.
O mau desempenho no exame não impede que o candidato obtenha o registro junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM) para atuar porque não há uma legislação específica, assim como ocorre com o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Mesmo os estudantes que fizeram o boicote terão o registro, segundo o Cremesp. A diferença é que estes receberão a permissão para atuar mais tarde do que os demais, no práximo máximo de 31 de janeiro de 2013.
Os alunos vão receber os resultados individuais de desempenho, bem como as escolas. Porém, o conselho não fará a divulgação por instituição de ensino. "Contribuimos dando os resultados e há um compromisso moral de não divulgarmos", afirma Azevedo. Um dos motivos é evitar as comparações por meio de rankings.
A prova teve 120 questões objetivas de múltipla escolha consideradas de fácil e média complexidade. Até em áreas cruciais a média de número de acertos foi baixa, como clínica média (média de 53,1% acertos), saúde pública (46,1%) e saúde mental (41%).
| Índice de reprovação no exame do Cremesp | |||
|---|---|---|---|
| Ano do exame | Participantes | Reprovados | Reprovação (%) |
| 2011 | 418 | 191 | 46 |
| 2010 | 533 | 227 | 43 |
| 2009 | 621 | 345 | 56 |
| 2008 | 730 | 447 | 61 |
| 2007 | 833 | 466 | 56 |
| 2006 | 688 | 261 | 38 |
| 2005 | 998 | 313 | 32 |
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Fonte: Cremesp Observação: neste período o exame era facultativo |
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O Cremesp recebe, diariamente, 12 denúncias contra médicos; julga toda semana de 15 a 20 casos, e cassa o registro de pelo menos um profissional todos os meses. O presidente do conselho não atribui o cenário somente à má formação dos médicos, mas garante que isto contribui com as reclamações.
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