MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Estudo procura diminuir efeitos da cheia dos rios na orla de Manaus


Estudante da Ufam busca diagnóstico padrão do uso do solo nesses locais.
Pesquisa pode contribuir para Defesa Civil identificar áreas alagadas.

Do G1 AM

Área do Centro de Manaus atingida pela cheia (Foto: Chico Batata)Área do Centro de Manaus atingida pela cheia
(Foto: Chico Batata)
Uma pesquisa elaborada por uma estudante da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) pode ajudar a Defesa Civil a diminuir os efeitos das enchentes dos rios na orla de Manaus. A aluna do curso de Geografia, Eliana dos Santos Brasil, simula, há três meses, as áreas sujeitas a inundações para fazer um diagnóstico padrão do uso do solo nessas regiões.
Para o trabalho, a estudante realiza análises de fotografias registradas pelo sistema ADS 80, na qual uma câmera aérea registra imagens digitais em alta resolução ao longo do voo. “O estudo é essencial para ordenação do uso e ocupação do solo, especialmente em Manaus, que tem um regime de seca e cheia inconstante”, afirma Eliana.
O orientador do estudo, que é mestre em Ciências Florestais e Ambientais pela Ufam e, atualmente, trabalha como especialista em Geoprocessamento no Censipam/CR-MN, Jorge Alberto Lopes da Costa, explicou que as imagens serão processadas e organizadas em forma de mosaico. “Iremos subdividir as regiões homogêneas e retirar informações das imagens para elaborar um mapa da área de inundação em torno da orla de Manaus”, disse Costa.
Financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), a pesquisa está prevista para ser concluída em julho de 2013.
  •  
Visão geral da Avenida Eduardo Ribeiro, localizada no Centro de Manaus (Foto: Tiago Melo/G1 AM)Visão geral da Avenida Eduardo Ribeiro, localizada no Centro de Manaus (Foto: Tiago Melo/G1 AM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário