MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 2 de dezembro de 2012

Embrapa desenvolve alface com 15 vezes mais de ácido fólico


Ideia é incentivar o consumo de forma fácil e econômica.
Nutriente garante o desenvolvimento de bebês durante a gestação.

Do G1 RS

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu uma alface transgênica que concentra até 15 vezes mais quantidade de ácido fólico que a tradicional. A ideia é incentivar de forma fácil e econômica o consumo da população, que está longe do recomendado pelos médicos - 600 microgramas por dia para adultos e de 800 a mil microgramas para gestantes. O nutriente, encontrado em folhas verdes escuras, garante o desenvolvimento de bebês durante a gestação e previne doenças como depressão nos adultos, conforme mostra a reportagem do Campo e Lavoura (veja o vídeo).
No caso de mulheres grávidas, a deficiência de ácido fólico no organismo pode afetar seriamente a formação do feto. Por conta disso, em muitos casos é preciso fazer a reposição. “Se os níveis estiverem dentro do normal, a mulher pode engravidar com uma pequena suplementação, que pode ser feita com comprimidos. Agora, se o nutriente está insuficiente, ela precisa começar uma reposição, como acontece com a vitamina B em uma pessoa com anemia”, explica a ginecologista e obstetra Carla Rosane Gonçalves. “Não quer dizer que não possa comer arroz, feijão e farinhas, mas se substituir um deles por uma folha, todo santo dia, não vai custar caro e vai realmente impactar na saúde”.
Além de evitar problemas na gestação, o ácido fólico é um importante aliado na prevenção de doenças relacionadas ao sistema nervoso. Segundo os pesquisadores, apenas duas folhas da alface modificada geneticamente possuem a quantidade suficiente de nutriente recomendado. Na comparação, seriam necessários pelo menos cinco pés do vegetal tradicional para garantir o mesmo valor nutricional.
“Outras folhas verdes escuras perdem o ácido durante o processamento. No caso da alface isso não acontece. Ao contrário, as folhas mesmo depois de colhidas e expostas a luz fluorescente dos supermercados podem aumentar o teor de ácido fólico”, diz o pesquisador da Embrapa Francisco Aragão. No entanto, a alface transgênica não deve chegar tão cedo ao consumidor. A estimativa é de que o vegetal entre em circulação daqui a 5 anos, sem alteração de preço em relação ao tradicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário