MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Em SP, safra que será colhida em 2013 preocupa produtores de laranja


Sem dinheiro no bolso, os tratos culturais foram reduzidos.
Para piorar, o tempo castigou os pomares.

Do Globo Rural

A chuva finalmente chegou na região de Pirassununga, São Paulo, mas para os citricultores veio tarde.
Os pomares já deveriam estar carregados, mas o que se vê são pés com poucos frutos e outros praticamente sem nenhum.
A longa estiagem, com secas de agosto até outubro, e as altas temperaturas, inclusive durante à noite, inibiram o pegamento das plantas e prejudicaram a florada.
Os chumbinhos, que são os embriões da laranja, o primeiro estágio da fruta, não se desenvolveram e caíram do pé, sinal de quebra na próxima safra. O Cepea, Centro de Estudos da Universidade de São Paulo, ligado à agricultura, ouviu os produtores paulistas e todos estimam redução na colheita.
Além dos reflexos das mudanças do clima, os citricultores sofrem com os baixos preços pagos pela fruta, resultado do crescimento na oferta e da queda no consumo mundial de suco.
Muitos propdutores deixaram de investir nos tratos culturais. Com adubação adequada, bastam 230 laranjas para encher uma caixa, mas quando isso não acontece, esse número passa para 350.
Esta é uma das preocupações na fazenda de Brayan Palhares. Ele tem uma propriedade de mil hectares com 500 mil pés plantados. Quase 60% da produção vai para a indústria, ele vai fechar esta safra com um milhão de caixas, mas no ano que vem a produção deve ser bem menor

Nenhum comentário:

Postar um comentário