MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Após 3 cartas a Papai Noel, menino ganha bike em projeto de ciclistas


Voluntários arrecadaram e reformaram 100 bicicletas em desuso em SP.
Richard Elias Andrade, de 12 anos, foi uma das crianças contempladas.

Lívia Machado Do G1 São Paulo

Crianças e voluntários posam em frente ao caminhão que levou as bikes  (Foto: Rafael Stedile/Divulgação)Crianças e voluntários posam em frente ao caminhão que levou as bikes (Foto: Rafael Stedile/Divulgação)
Durante três anos, uma bicicleta encabeçou o ranking de brinquedos sonhados por Richard Elias Andrade. O pedido foi feito em diversas cartas destinadas ao Papai Noel. Em 2012, a encomenda chegou antes da ceia. Aos 12 anos, o menino foi um dos contemplados da Campanha Bicicletas de Natal, iniciativa social encabeçada pelo consultor e cicloativista André Pasqualini, que arrecadou e reformou as 100 bicicletas, das quais 78 foram entregues na manhã deste domingo (23) para alunos da Creche Comunitária Sonho de Criança.
“Não dava certo porque o Papai Noel tem que escolher minha carta. Não tinha sido escolhido. Esse ano de alguma forma consegui. A bike 'tá da hora', é brinquedo e transporte, vou andar todo dia”, disse o garoto, que já tem um novo alvo: após a conquista, um carrinho de controle remoto assumiu o primeiro lugar no pódio dos desejos.
A instituição, localizada na Ilha do Bororé, divisa de São Paulo com o município de São Bernardo do Campo, faz parte da rota do projeto Desafio ao Mar, também idealizado pelo consultor para incentivar o cicloturismo, e "provar" que qualquer pessoa pode ir ao litoral paulista de bike.
No início deste ano, ele estabeleceu um cronograma de treinamentos, publicou em seu blog “Bicicreteiro” e na página pessoal do Facebook, garantindo que em 30 dias um sedentário estaria apto a sair de São Paulo rumo a Santos pedalando. “Com um mês de treino é possível preparar o corpo para fazer essa descida com tranquilidade. O trajeto é lindo, e muita gente nem sabe que dá pra chegar até Santos pedalando", comenta Pasqualini.
Depois de duas edições do desafio, ele percebeu a necessidade de integrar as comunidades que residem no percurso e os ciclistas. “Em setembro, algumas pessoas tiveram as bikes roubas durante a descida. A Campanha Bicicletas de Natal nasceu para evitar os assaltos e resolver o problema de carência de bicicleta, e equipamento nesses locais.”
Novamente através das redes sociais, o cicloativista recrutou voluntários dispostos a ajudar no mutirão. A arrecadação foi feita no dia 1 e 2 de dezembro. A CPTM cedeu o espaço de uma passarela desativada da estação Pinheiros, local que serviu de oficina temporária durante todo mês.
Grupo de voluntários enfrentou a chuva e 14 km de trajeto para entregar as bicicletas  (Foto: Rafael Stedile/Divulgação)Grupo de voluntários enfrentou a chuva e 14 km
de trajeto para entregar as bicicletas
(Foto: Rafael Stedile/Divulgação)
A entrega foi feita por 40 colaboradores do projeto, que foram até a comunidade pedalando algumas das bikes que seriam doadas. O restante arrecadado foi transportado por um caminhão. O trajeto começou na estação Grajaú e percorreu 14 km até chegar a Ilha do Bororé.
O analista de sistemas Eriston Danilo, ciclista há 16 dos seus 27 anos, participou da equipe de apoio do Desafio ao Mar, e foi um dos ajudantes da campanha. Às 7h deste domingo, ele ainda não acreditava que o trabalho tinha sido concluído dentro do prazo. 78 bikes estavam prontas. O restante será entregue depois. “Nunca tinha participado de um projeto tão grandioso. Achei que seria complicado reformar tudo em menos de um mês, mas deu certo”. Danilo também ficou surpreso com a qualidade das bikes doadas. Segundo o rapaz, apenas 20% delas estavam em péssimas condições. “A gente foi buscar bicicleta que estava zerada, praticamente sem uso.”
A doação causou comoção nas famílias do Bororé. Os dois filhos de Rosemeire da Cruz, 42, tentavam se equilibrar nos veículos recém-adquiridos. A dona de casa não escondia a satisfação em ver as crianças brincarem com o novo presente. “Eles sempre pediam, mas nunca tive condição de dar.” Segundo ela, o menino mais novo, Henrique, de dois anos, chorou ao ver o caminhão forrado de bicicletas estacionar em frente à creche. “Ele ficou com medo de não ganhar. Estava doido por uma”.
Thalia Vitória, de cinco anos, também teve receio de não voltar para casa com o tão desejado brinquedo. A bicicleta rosa, ilustrada com as personagens de um desenho infantil rapidamente reconhecido pela menina, finalmente vai substituir a antiga, que hoje está quebrada. “A minha não funciona mais, eu não tinha como andar. Essa é rosa e tem 'As Meninas Super Poderosas'. Vou brincar todo dia.”
A Campanha de arrecadação de bikes em desuso não pretende ser datada. Pasqualini deseja transformá-la em uma iniciativa permanente, e contemplar mais outras cinco comunidades no próximo ano.
Creche da Ilha do Bororé (Foto: Rafael Stedile/Divulgação)Creche Comunitária Sonho de Criança da Ilha do Bororé (Foto: Rafael Stedile/Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário