Motocicleta passou por renovação e estreia no Salão de Colônia.
Protótipo de motor 3 cilindros traz "novas possibilidades", diz marca.
Com mudanças visuais e incrementos em sua parte eletrônica, a nova
Yamaha FJR1300 foi apresentada nesta terça-feira (2), no Salão de
Colônia, na Alemanha, em seu dia reservado para a imprensa. O modelo
destinado a longas viagens conta agora com controle de tração,
acelerador eletrônico e duas opções de modos de potência, um mais
esportivo e outro mais brando. A versão AS, top de linha, da estradeira
traz ainda câmbio semi-automático sem embreagem.
Chassi e motor foram revistos, informa a Yamaha. O tetracilíndrico de
1.298 cm³ é capaz de gerar 146 cavalos de potência e 14,1 kgfm de
torque. As novidades seguem com a regulagem eletrônica da suspensões,
também presente na FJR1300AS. Em combinação com sua proposta de realizar
grandes deslocamentos, a moto possui tanque que pode levar até 25
litros de combustível.
Conceito de três cilindros
Além da no FJR, a Yamaha apresentou um conceito de importância no Salão de Colônia. Trata-se de um protótipo de motor de três cilindros. Atualmente, a maioria das motos possui motores de 1, 2, 4 ou 6 cilindros. As marcas que utilizam a configuração com três cilindros são, tradicionalmente, a inglesa Triumph e a italiana Benelli.
Yamaha FJR1300AS (Foto: Divulgação)
Yamaha FJR1300 (Foto: Divulgação)
O peso em ordem de marcha da FJR é 289 kg, na opção A (standard), e 296
kg, na AS. Seu desenho sofreu alterações para melhorar a aerodinâmica e
a bolha dianteira conta com regulagens eletrônicas.Conceito de três cilindros
Além da no FJR, a Yamaha apresentou um conceito de importância no Salão de Colônia. Trata-se de um protótipo de motor de três cilindros. Atualmente, a maioria das motos possui motores de 1, 2, 4 ou 6 cilindros. As marcas que utilizam a configuração com três cilindros são, tradicionalmente, a inglesa Triumph e a italiana Benelli.
Protótipo três cilindros da Yamaha (Foto: Divulgação)
De acordo com a Yamaha, este protótipo foi inspirado nos propulsores da
R1 (de rua) e M1 (MotoGP), motos esportivas da marca japonesa que
utilizam o conceito "crossplane", no qual os pistões trabalham com
intervalos irregulares entre si, proporcionando entrega de torque mais
linear.
O piloto de MotoGP, Jorge Lorenzo, apresentou conceito de três cilindros (Foto: Divulgação)
A marca informou que o novo motor tricilíndrico é leve e compacto,
combinando as melhores caracteristícas dos motores bicilíndricos e
tetracilíndricos. "Traz novas possibilidades", divulgou a Yamaha, sobre o
motor que deve ser utilizado em novos produtos da empresa. A
apresentação do 3 cilindros foi feita por Jorge Lorenzo, atual piloto da
Yamaha no Mundial de MotoGP e campeão mundial em 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário