MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Pé de moleque gigante chega a 17 metros e 800 quilos em Piranguinho


Doce foi confeccionado durante festa junina no Sul de Minas.
Tamanho do doce é homologado no livro dos recordes.

Do G1 Sul de Minas

Com 17 metros e 800 quilos, o pé de moleque gigante de Piranguinho (MG) bateu o próprio recorde neste ano. O doce foi confeccionado e servido durante o fim de semana na cidade. Foram usados 200 quilos de amendoim e 100 quilos de rapadura para fazer o doce servido gratuitamente na praça durante a festa junina neste sábado (16).

Piranguinho é uma das cidades mais jovens do Sul de Minas, com apenas 49 anos, mas já é famosa e conhecida como a capital nacional do pé de moleque. O doce é patrimônio imaterial de Minas Gerais e é reconhecido pelo seu processo artesanal de produção por meio da lei 18.057/2009. O município tem hoje 12 produtores e 17 barracas, que vendem até cinco mil unidades por dia.
Festa do maior pé de moleque do mundo movimenta Piranguinho. (Foto: Reprodução EPTV)Festa do maior pé de moleque do mundo movimenta Piranguinho. (Foto: Reprodução EPTV)
Neste ano a prefeitura da cidade montou uma grande estrutura na praça para que o doce fosse feito no local. Produtores e voluntários foram os responsáveis pelo resultado, que encantou os mais de 10 mil visitantes que passaram pelo município. Pela primeira vez, a cabeleireira Neide Aparecida experimenta o doce. "É a primeira vez que venho, mas está valendo a pena esperar", conta. O analista de sistemas Hackel Lemos também comenta. "Já tiramos foto, agora vamos comer o pé de moleque", diz.
Maior pé de moleque
Os organizadores da festa de Piranguinho afirmam que o doce é o maior do mundo, mas não há esta confirmação. No Brasil, há outras referências de doces gigantes. Em Caruaru (PE), por exemplo, foi servido na última sexta-feira (15) um pé de moleque de 15 metros de comprimento, que pesava duas toneladas. Para efeito de comparação, o de Piranguinho pesa um pouco menos, 800 quilos, mas é dois metros maior.
O pé de moleque de Piranguinho foi homologado em 2010 como o maior do Brasil pelo livro dos recordes brasileiro, o Rank Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário