MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 30 de junho de 2012

Garantido emociona público na primeira noite do Festival de Parintins


Apresentação contou a história do bumbá criado por Lindolfo Monteverde.
Torcida do bumbá vermelho deu show nas arquibancadas do Bumbódromo.

Marina Souza Do G1 AM

Sinhazinha da Fazenda do Boi Garantido, Ana Luísa Faria, dançou com o bumbá (Foto: Frank Cunha/G1)Sinhazinha da Fazenda do Boi Garantido, Ana Luísa Faria, dançou com o boi Garantido (Foto: Frank Cunha/G1)
O Garantido emocionou o público que assistia ao primeira dia do Festival Folclórico de Parintins, na noite desta sexta-feira (29), no Bumbódromo, localizado no município a 369 km de Manaus. O Boi Vermelho e Branco defendeu o tema "Tradição de Parintins".
A apresentação desta noite contava a história do bumbá criado em 1913 por Lindolfo Monteverde. Em uma bela homenagem, os primeiros a entrar na arena foram o apresentador do Boi do Povão, Israel Paulain, e os filhos de Monteverde, João Batista e Maria do Carmo.
Na celebração folclórica, a alegoria "Tradição da Baixa" trazia uma imagem gigante de Lindolfo, que surgiu por trás de um coração de onde saiu a porta-estandarte, Raissa Barros. Nesta mesma alegoria veio a doce sinhazinha da fazenda, representada pela graciosa Ana Luísa Faria. A jovem surgiu de dentro de uma flor.
Cunhã-poranga Tatiane Barros representa a beleza da mulher indígena (Foto: Frank Cunha/G1)Cunhã-poranga Tatiane Barros representa a beleza da mulher indígena (Foto: Frank Cunha/G1)
Como lenda amazônica, o boi-bumbá apresentou o 'Arãtareimo', um macaco gigante que protege as matas e aldeia dos Wayan e Aparai. Nesta hora, a cunhã-poranga do boi, que representa a mulher mais bela da tribo, Tatiane Barros, surgiu.
Outra homenagem realizada pelo boi foi à padroeira da cidade, Nossa Senhora do Carmo. A santa representa a forte religiosidade do povo parintinense. A alegoria "Romeiro da Fé" remetia à Catedral da cidade, e foi dela que saiu a Rainha do Folclore do bumbo, Patrícia de Góes. A apresentação também encenou a procissão fluvial pelos devotos de Nossa Senhora do Carmo. Com velas, os romeiros emocionaram o público.
Boi-bumbá Garantido destacou tema "Tradição de Parintins" nesta primeira noite (Foto: Frank Cunha/G1)Boi-bumbá Garantido destacou tema "Tradição de Parintins" nesta primeira noite (Foto: Frank Cunha/G1)
Para encerrar a apresentação, foi encenado o ritual da tucandeira, realizado pelos índios Sateré-Mawé. Neste, os jovens indígenas têm as mãos picadas por formigas tucandeiras dentro de luvas. Isto representa a iniciação deles, que se tornam então guerreiros. A encenação foi marcada pela entrada do pajé André Nascimento.
Alegorias apresentadas na arena do Bumbódromo são de luxo (Foto: Frank Cunha/G1)Garantido apresentou alegorias luxuosas no Bumbódromo de Parintins (Foto: Frank Cunha/G1)
Um espetáculo à parte foi a participação da galera, o item 19 avaliado pelos jurados, formada por 15 mil pessoas que cantaram e dançaram ininterruptamente em sincronia perfeita.
O Garantido tem mais duas noites de apresentação no Festival Folclórico de Parintins. Na noite de sábado (30) será o primeiro a se apresentar no Bumbódromo e no domingo (1), encerra a maior festa do folclore brasileiro.
Porta-estandarte do Boi do Povão, Raissa Barros, encantou o público (Foto: Frank Cunha/G1)Porta-estandarte do Boi vermelho, Raissa Barros, encantou o público (Foto: Frank Cunha/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário