MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Hospital Universitário sofre com falta de leitos de pediatria em João Pessoa


Audiência apurou que fechamento dos leitos se deu por falta de pediatras.
Outro hospital da capital sofre com superlotação e falta de UTI pediátrica.

Do G1 PB
Uma audiência pública, realizada pela Promotoria da Saúde de João Pessoa, discutiu nesta última quinta-feira (28) sobre a situação dos leitos de pediatria na capital paraibana. Foi relatado o fechamento de 30 leitos de pediatria por parte do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU) por falta de pediatras. O Ministério Público requisitou à Secretaria Estadual de Saúde, no prazo de 5 dias, para apresentar relatório com todos os leitos pediátricos no Estado.
Na audiência, foi esclarecido que o caso do HU aconteceu devido à falta de profissionais da área, uma vez que sete funcionários se aposentaram e os candidatos aprovados em concurso ainda aguardam nomeação por parte da reitoria da Universidade Federal da Paraíba desde abril deste ano. Segundo o Ministério Público, esta demora na contratação se dá por conta da greve na universidade.

A promotora da Saúde em substituição, Fabiana Lobo, foi informada que um acordo foi feito entre a Secretaria de Saúde do Estado e a Secretaria de Saúde de João Pessoa que se responsabilizarão em custear, a partir do próximo sábado (30), os plantões dos pediatras durante o período de 60 dias, entre 30 de junho e 30 de agosto, reativando os 30 leitos.
A Promotoria expediu ofício à reitoria da UFPB para que, em 48 horas, preste esclarecimentos sobre o atraso na nomeação dos pediatras concursados para o Hospital Universitário Lauro Wanderley. Nesta sexta-feira (29), a UFPB respondeu que as nomeações já foram publicadas no Diário Oficial de ontem (28).
Hospital Infantil Arlinda Marques
Em relação à situação do Hospital Infantil Arlinda Marques, ficou decidido que será feita uma inspeção. Na audiência, os representantes relataram que a unidade de saúde enfrenta situação de extrema gravidade pela superlotação dos leitos de pediatria e escassez dos leitos de UTI pediátrica.
O hospital, que recebe crianças de todo o estado, possui ainda cerca de 30 crianças em lista de espera para realização de cirurgias, que não são feitas pela falta de leitos de UTI, fazendo com que algumas crianças tenham que dormir em cadeiras.
De acordo com dados do Arlinda Marques, com o fechamento de leitos pediátricos de hospitais particulares conveniados, a exemplo do Hospital Santa Paula, em João Pessoa, do Hospital Infantil de Santa Rita e o Hospital Nossa Senhora da Luz, em Guarabira, o Hospital Arlinda Marques passou a atender de 8 mil para 12 mil crianças por mês.
Ficou decidido, durante a reunião, que será promovida uma audiência com a Diretoria do Hospital Napoleão Laureano, as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, para discutir a criação de UTIs pediátricas oncológicas, além de uma designada para tratar da questão do Hospital Santa Paula, que fechou 44 leitos de pediatria conveniados ao SUS e 6 leitos de UTIP no início de 2012, o que reduziu ainda mais o número de leitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário