MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Estudo vai apontar viabilidade de trem entre Brasília, Anápolis e Goiânia


Governos federal, do DF e de Goiás assinaram protocolo nesta quinta.
Linha deve transportar passageiros e carga produzida na região.

Fábio Amato Do G1, em Brasília

O governo federal e os governos de Goiás e do Distrito Federal assinaram nesta quinta-feira (28) protocolo de intenções para elaboração de estudos que vão apontar a viabilidade técnica, econômica e ambiental da construção de uma ferrovia para ligar Brasília, Anápolis e Goiânia.

A responsabilidade pelos estudos vai ficar com o Ministério dos Transportes, que vai contar com apoio dos dois governos e ainda de órgãos como a Valec, estatal ligada ao ministério e que realiza obras no setor ferroviário. O protocolo vale por dois anos.

Os estudos devem apontar a viabilidade do projeto tanto para transporte de passageiros quanto de cargas. A expectativa é que o trem viaje a uma velocidade de até 150 km/h.

Representantes do governo destacaram no evento que previsões apontam que o eixo entre as três cidades deve contar com cerca de 20 milhões de habitantes até 2027, que serão beneficiados com a obra. Além disso, o trem colaboraria com o escoamento de produtos da região, principalmente no setor agrícola.

“Damos o primeiro passo para a realização de um projeto que não é inimaginável, deve custar cerca de 700 milhões”, disse o governador de Goiás, Marconi Perillo.

Ele disse que o Estado tem como colaborar com pelo menos R$ 100 milhões para viabilizar a obra, que pode ficar pronta em até quatro anos.

O vice-governador do Distrito Federal, Tadeu Filippelli, disse que o Brasil ainda incentiva a indústria automobilística e não reconhece a importância das ferrovias. Segundo ele, a ligação das três cidades por trem vai acelerar o desenvolvimento da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário