MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 30 de junho de 2012

Restos de madeira viram arte em Venda Nova do Imigrante, ES


Obras com temática ecológica dão nova vida a materiais descartados.
As peças são dos escultores Pedro Giubbini e Welington Oliveira.

Valdinei Guimarães Do G1 ES
Pedro Giubbini procura transmitir mensagens de preservação ambiental em cada obra (Foto: Valdinei Guimarães/  G1ES)Pedro Giubbini procura transmitir mensagens de preservação ambiental em cada obra (Foto: Valdinei Guimarães/ G1ES)
Uma combinação de arte e ecologia. É o que propõe a exposição de esculturas em madeira que acontece em Venda Nova do Imigrante, região Sudoeste Serrana do Espírito Santo. As obras são criadas com de partes de árvores e sobras de materiais usados em fábricas de móveis. A arte, neste caso, é uma forma de reciclagem.
As obras são dos escultores Pedro Giubbini e Welington Oliveira e estão em exposição no Centro Cultural e Turístico de Venda Nova do Imigrante. Além da madeira, os artistas utilizam outros materiais alternativos, como sucata, para criar suas peças. O objetivo do trabalho, de acordo com eles, é conscientizar para a necessidade da preservação ambiental.
As formas abstratas, e ao mesmo tempo sugestivas, permitem um passeio pela imaginação e a contemplação da beleza da natureza. Algumas peças lembram pássaros ou mamíferos, enquanto outras sugerem até mesmo uma cena completa do reino animal. “Esta escultura mostra um animal pedindo ao homem que não destrua seu ambiente, suas matas”, declara Pedro Giubbini ao descrever uma de suas obras.
Ele conta que cresceu na roça em uma época em que o progresso era sinônimo de desmatamento. “Eu via aquelas derrubadas de matas e dizia para meu pai que não fizesse isso”, revela o escultor. Além da exposição, ele dá palestras sobre preservação ambiental em escolas. Pedro não vende nenhuma das suas mais de 200 peças. “Cada uma delas representa uma parte da minha vida”, conta ele.
Esculturas têm formas que desafiam a mente a decifrar suas mensagens (Foto: Valdinei Guimarães/  G1ES)Esculturas têm formas que desafiam a mente a decifrar suas mensagens (Foto: Valdinei Guimarães/ G1ES)
Welington, aprendiz de Pedro, também desenvolve trabalho com apelo ecológico. Suas obras, mais figurativas, são um convite à admiração das formas da natureza, como animais e plantas. Além do trabalho de escultor, também faz entalhe em madeira.
A exposição vai até dia 06/07 e funciona das 12h às 18h no Centro Turísitico, bairro Vila Betânia em Venda Nova do Imigrante. A entrada é gratuita. Escolas e grupos podem agendar visitas pelo telefone (28) 3546-3062.

Nenhum comentário:

Postar um comentário