MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Servidores e alunos da UFMT fazem protesto e param trânsito de Cuiabá


Cerca de 800 pessoas participaram da manifestação na manhã desta quinta.
Servidores federais de vários estados estão em greve há mais de um mês.

Do G1 MT

Servidores federais fizeram passeata durante a manhã desta quinta-feira em Cuiabá. (Foto: Leandra Ribeiro / G1)Servidores federais fizeram passeata durante a manhã desta quinta em Cuiabá. (Foto: Leandra Ribeiro / G1)
Técnicos, servidores e alunos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) se reuniram na Praça Alencastro, em Cuiabá, na manhã desta quinta-feira (28) para, segundo eles, chamar a atenção da sociedade para a greve das instituições federais de ensino do país. Professores e Técnicos do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) também participaram da mobilização.
Os servidores federais estão em greve desde o dia 17 de maio e ainda não há previsão de retorno das aulas. Conforme a Associação dos Docentes da UFMT (Adufmat), durante o protesto, cerca de 800 pessoas paralisaram parcialmente o trânsito na Avenida Getúlio Vargas e na Rua Barão de Melgaço.

O professor Maurélio Menezes, integrante do movimento grevista, disse ao G1 que o objetivo não era causar transtornos no trânsito da cidade. “Não queremos causar transtornos nem danos aos trabalhadores. Mas, sabemos que todo tipo de protesto causa um pouco de constrangimento. Não queremos prejudicar ninguém, o que queremos é dar visibilidade à situação pela qual passa a educação no país”, ressaltou.
O professor da UFMT destacou ainda que os técnicos, servidores e alunos da instituição querem o apoio da população. “Nós só vamos voltar ao trabalho se o governo nos der uma proposta que nos beneficie e também seja benéfica à população”, pontuou.
Greve
Os professores da UFMT estão em greve desde o dia 17 de maio. Eles aderiram ao movimento nacional que atinge 95% das universidades federais do país. A categoria cobra do governo federal que seja cumprido um acordo assinado em abril de 2011. O acordo garante reajuste salarial de 4%, incorporação da Gratificação Específica do Magistério Superior (Gemas) e reestruturação da Carreira Docente.
Hospital Universitário
O atendimento aos pacientes do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM) voltou ao normal na última segunda-feira (25), após 10 dias de paralisação. Segundo Ana Bernadete Almeida Nascimento, coordenadora geral do Sindicato dos Técnicos da Universidade Federal de Mato Grosso (Sintuf), cerca de 100 técnicos da unidade hospitalar estiveram na passeata. “Não pudemos vir todos para cá porque não podemos abandonar o serviço”, explicou ao G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário