MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 30 de junho de 2012

Feira de descarte tecnológico ocorre neste sábado em Porto Alegre


Evento é realizado na Usina do Gasômetro, das 9h às 18h.
Duas primeiras edições recolheram mais de 40 toneladas de lixo.

Do G1 RS

Robô é atração aos visitantes (Foto: Ricardo Giusti/PMPA, Divulgação)Robô é atração aos visitantes da Feira
(Foto: Ricardo Giusti/PMPA, Divulgação)
Moradores de Porto Alegre com materiais tecnológicos para descarte podem levá-los à Usina do Gasômetro neste sábado (30), onde ocorre a 3ª Feira do Descarte de Equipamentos Eletrônicos. Além dos equipamentos e periféricos convencionais de informática, podem descartados celulares, câmeras digitais e baterias. A prefeitura espera bater recorde na quantidade de material recolhido. Nas duas últimas edições, foram arrecadadas mais de 40 toneladas de lixo eletrônico.
O evento ocorre das 9h às 18h, no estacionamento da Usina do Gasômetro, seguindo o sistema de drive-thru. Um dos objetivos é promover a conscientização da população sobre a relevância do descarte correto dos equipamentos eletrônicos.
"Quando a população descarta esse material em local incorreto, esse lixo eletrônico causa uma série de problemas e doenças. O chumbo e mercúrio costumam ir direto para o solo, o que é ruim até para os animais e catadores que entram em contato com esses produtos nos lixões", explica a secretária municipal de Inovação e Tecnologia, Deborah Pilla Villela.
Nesta edição, como atração inédita, um robô de 2m30cm de altura, produzido à base de sucata eletrônica, foi colocado no local para interagir com os visitantes em tempo real. O protótipo tem um sistema operacional computadorizado que permite seu deslocamento, o possibilita falar com voz robótica e ainda ter articulação. Com efeitos de iluminação, ele ainda dança e abraça as pessoas. Uma tela multimídia de LCD no peito permite também a projeção de vídeos. O robô é movido por controle remoto.
Fora do período da feira, a prefeitura mantém quatro postos para coleta de materiais eletrônicos à disposição da população, em horário comercial, na Capatazia do Gasômetro: Avenida João Goulart, 158; Seção Norte: Travessa Carmen, 111; Procempa: Avenida Ipiranga, 1.200, e Capatazia da Glória: Rua Carvalho de Freitas, 1.012.
Feira recolhe materiais eletrônicos que não são mais utilizados pela população (Foto: Ricardo Giusti/PMPA, Divulgação)Feira recolhe materiais eletrônicos que não são mais utilizados pela população (Foto: Ricardo Giusti/PMPA, Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário