MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 30 de junho de 2012

Caprichoso exalta cultura brasileira na primeira noite do Festival de Parintins


Noite foi marcada pela estreia de Jeane Benoliel como porta-estandarte.
Boi Azul e Branco encantou público com o tema 'Viva a Cultura Popular!'.

Marina Souza Do G1 AM

Boi Caprichoso brilhou na arena do Bumbódromo, em Parintins (Foto: Frank Cunha/G1 AM)Boi Caprichoso brilhou na arena do Bumbódromo, em Parintins (Foto: Frank Cunha/G1 AM)
Celebrando o 'Brasil de todas as cores', o boi Caprichoso agitou a arena do Bumbódromo de Parintins na noite desta sexta-feira (29). A voz grave do levantador de toadas, David Assayag, animou o público, que participou bastante do espetáculo azul e branco.
Com o tema 'Viva a Cultura Popular!', o Caprichoso levou para o festival diversos personagens do folclore brasileiro, como cirandas, folia de reis, rodas de capoeira, pastorinhas e danças indígenas. Assayag cantou músicas até de Luiz Gonzaga, que também foi destaque em uma alegoria, onde veio a sinhazinha do boi, Thainá Valente.
Na celebração folclórica, o boi trouxe manifestações do povo brasileiro, como a música, a poesia, a dança, religiosidade, artesanato, pinturas, mitos e lendas. Como não poderia deixar de faltar, o bumbá foi um destes destaques culturais: uma alegoria trouxe uma imagem gigante do Caprichoso.
Estreando como porta-estandarte de última hora, após a desistência de Karyne Medeiros na última semana, Jeane Benoliel concentrava todos os holofotes na arena. Apesar de toda a beleza e simpatia, muitos torcedores consideraram que ainda falta mais agilidade aos passos da musa, que já foi sinhazinha e cunhã-poranga do bumbá. O estandarte levado por Benoliel mudava de imagens: Lampião e Maria Bonita, a bandeira brasileira, entre outras fotos, foram expostos.
O curupira foi o grande destaque da lenda amazônica. Uma alegoria trouxe o personagem, que segundo a crença popular afugenta os caçadores da floresta e protege os animais, coberto por folhas e com olhos de fogo. Maria Azêdo, a cunhã-poranga do Caprichoso, veio nesta alegoria.
Para a figura típica regional, o boi trouxe o farinheiro. Neste momento, a toada 'Farinhada' foi cantada por todos no Bumbódromo. Deste destaque, um gavião real trouxe a rainha do folclore Brena Dianná, que representava Maní, a deusa da mandioca.
Dois personagens muito conhecidos na cena do boi-bumbá também foram destaques no Boi Azul e Branco: Pai Francisco e Mãe Catirina.
Já o pajé apareceu na representação do ritual Mai Marakã, onde o povo Araweté acredita que os deuses devoram as almas dos índios. Na ocasião, o pajé surgiu como o ser intermediário entre o mundo dos vivos e dos mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário