MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 30 de junho de 2012

Pescadores sofrem com pior safra de tainha em 50 anos


Águas ficaram frias demais para a desova do peixe.
Segundo Sindicato, prejuízo chega a R$ 23 milhões.

Do G1 SC

A safra de tainha deste inverno já é considerada uma das piores das últimas cinco década. De acordo com o Sindicato dos Pescadores do Estado de Santa Catarina (Sindpesca), os prejuízos para os pescadores e a indústria já atinge R$ 23 milhões (veja o vídeo ao lado).
Durante a estação mais fria do ano, o habitual da tainha é deixar as águas geladas do Uruguai e Rio Grande do Sul e seguir para Santa Catarina, que possui temperaturas mais amenas, ideais para a desova da espécie. Em 2011, os pescadores conseguiram mais de 600 mil toneladas do peixe. Porém, este ano a tainha está em falta no litoral catarinense.
De acordo com o presidente da Associação de Pescadores da Barra da Lagoa, Laurentino Neves, a água ficou fria demais para a espécie, que foi para o alto mar.
O Sindpesca vai pedir ajudar ao Estado para que interceda junto ao governo federal. A ideia é adiar para 2013 o pagamento das dívidas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que venceriam nos próximos meses.
O presidente do Sindpesca, Osvani Gonçalves, lamenta: "É um prejuízo incalculável para os pescadores profissionais e os pescadores artesanais de Santa Catarina".

Nenhum comentário:

Postar um comentário