MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Pacientes chegam a esperar dois anos por consultas e exames, no ES


Para enfrentar a longa espera, alguns pacientes chegam a levar marmitas.
Segundo diretora, faltam profissionais nos postos de saúde da região.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta
Os moradores dos bairros Morro do Quadro, Vila Rubim, Santa Tereza e Morro do Cabral, em Vitória, estão insatisfeito com a falta de atendimento médico nos dois postos de saúde que atendem às comunidades. Os pacientes, muitas vezes, enfrentam filas durante toda a madrugada e, mesmo assim, não conseguem a consulta. Alguns estão há anos esperando por uma oportunidade de atendimento com alguns profissionais, como ginecologistas, por exemplo. Segundo a diretora de uma das unidades, o principal problema é a falta de médicos e a grande procura.
A moradora Jussara Martins saiu de casa antes do sol nascer e até providenciou uma marmita para aguardar a longa espera nas filas da unidade de Santa Tereza. "A doutora me encaminhou para Jardim América, em Cariacica, mas lá até hoje não saiu meu exame. Já faz dois anos que estou nessa luta, com a minha garganta ruim, e não sei o que fazer", explicou.
A vendedora Valdeci Gomes disse que não se conforma com a situação que precisa enfrentar para ter aceso à saúde pública. "Como que fica a saúde da mulher? Eu com 51 anos e a minha filha com 17 estamos precisando de tratamento, mas onde está o ginecologista? Estamos indignados com a situação das unidades de saúde do Morro do Quadro", reclamou a moradora, que disse estar esperando por consultas e exames há dois anos.
Um dos casos de quem chegou cedo à unidade é o da moradora Elisângela Estevão, que há cinco meses faz o mesmo procedimento na tentativa de conseguir uma consulta para o marido com um oftalmologista. "Eles falam que tem consulta, mas nunca tem. Se alguém chegar às 17h aqui, não tem mais. Ninguém entende nada", disse.
A diretora da unidade de Santa Teresa, Rita Deboni, reconheceu a demora na marcação de algumas consultas, mas afirmou que o principal problema é a falta de profissionais e a grande demanda de pacientes. O posto está atendendo apenas a área de pediatria e isso também contribui para a lentidão no posto de saúde. De acordo com a diretora, na unidade há apenas dois clínicos gerais, um ginecologista e um pediatra, que atendem, em média, 300 pessoas por semana.
O posto de Santa Avelina, que deveria ajudar a atender a demanda das quase 7,4 mil pessoas que vivem nos bairros Santa Tereza, Morro do Quadro, Vila Rubim e Morro do Cabral, possui apenas dois pediatras, o que sobrecarrega a unidade de Santa Tereza.
Quanto à pouca quantidade de profissionais, a Secretaria de Saúde de Vitória disse que está contratando profissionais e que essas unidades vão ganhar novos médicos. No posto de Santa Avelina terá mais dois clínicos e um ginecologista. Já o de Santa Tereza vai ganhar mais um ginecologista. Os médicos que foram aprovados no concurso já foram convocados, mas ainda precisam se apresentar para começarem os serviços.
Moradores estão insatisfeito com a falta de atendimento médico nos dois postos de saúde que atendem às comunidades (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Moradores estão insatisfeito com a falta de atendimento médico nos dois postos de saúde que atendem às comunidades (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário