MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Instituto no Sul de MG é escolhido na capacitação de cães-guia


Centro de formação começa a ser construído em agosto deste ano.
Previsão para o início da primeira turma é em 2014.

Do G1 de Sul de Minas

O Instituto Federal de Muzambinho (Ifet) foi escolhido para ser referência na região sudeste do país na capacitação de cães-guia e adestradores. A construção do centro de formação está prevista para agosto deste ano. Para isso, o Governo Federal vai disponibilizar uma verba de R$ 3 milhões para as obras e mais R$ 500 mil por ano para a manutenção.
“O centro, que deve ficar pronto em agosto de 2013, contará também com área de reprodução e hospital veterinário além da pista de adestramento”, informa o diretor do Ifet, Luiz Carlos Machado.
O treinamento de um cão-guia começa quando ele ainda é bem novo. Famílias voluntárias assumem o compromisso de educar o animal até ele completar um ano. Durante este tempo, uma das principais funções é levar o cachorro para passear em locais de grande movimento.
“O cão-guia precisa se acostumar com o ambiente na rua,como o barulho de ônibus e com outros animais, como cavalos”, diz a aposentada Maria Lúcia Campos, que trabalha como voluntária.
Além de treinadores e instrutores capacitados, Muzambinho também vai precisar das famílias voluntárias. “Vamos precisar da colaboração de voluntários para essa importante etapa no desenvolvimento do animal”, afirma a diretora da Secretaria de Direitos Humanos, Ana Paula Crosada.
Segundo o Ifet, a primeira turma de formação de adestradores de cães em Muzambinho deve ser aberta em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário