MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 25 de junho de 2012

No Dia do Imigrante, UFPA resgata a memória da Amazônia


Centro de Memória da Amazônia tem 35 toneladas de documentos.
Acervo está disponível para quem quiser estudar ou pesquisar.

Do G1 PA

Foto antiga do Palácio Antônio Lemos, em Belém (Foto: Divulgação)Foto antiga do Palácio Antônio Lemos, em Belém (Foto: Divulgação)
O dia 25 de junho é reservado para homenagear os imigrantes, aquelas pessoas que saíram de suas terras para se instalar em outros lugares. O Centro de Memória da Amazônia da Universidade Federal do Pará (CMA/UFPA) tem 35 toneladas de documentos em sua guarda, os quais datam desde o século XVIII. O CMA tem um grande acervo e todo ele está disponível para quem quiser estudar ou pesquisar sobre imigração na Amazônia.
Para facilitar esse acesso, o Centro de Memória da Amazônia é o único arquivo do Pará que abre à noite. Nas terças-feiras, o horário de funcionamento vai até as 21h. Neste acervo, encontra-se um grande montante de arquivos relacionados aos imigrantes, como casamentos, inventários e registros criminais. As quatro etnias mais frequentes são os portugueses, os espanhóis, os italianos e os marroquinos.
O Brasil é um país de imigrantes e a Amazônia é um centro de várias etnias. Desde o período da colonização, a Amazônia já agregava diversos povos, sejam indígenas, africanos ou europeus. Com o boom da borracha, no século 19, essa migração se intensificou e a Região Amazônica, como centro econômico que era, na Belle Époque, teve esse fluxo bastante acentuado.
O Centro se esforça para não ser apenas um arquivo, mas também um centro cultural. Para isso, o CMA desenvolve vários projetos e programações culturais. O Centro de Memória não desenvolve pesquisas, mas ampara e fomenta atividades culturais com o intuito de alimentar a vontade de conhecer as pessoas.
O CMA tem um grande acervo e todo ele está disponível para quem quiser estudar ou pesquisar sobre imigração na Amazônia. Para facilitar esse acesso, o Centro de Memória da Amazônia é o único arquivo do Pará que abre à noite. Nas terças-feiras, o horário de funcionamento vai até as 21h.
Serviço:
Centro de Memória da Amazônia – UFPA
Travessa Rui Barbosa, nº 491
Telefone: (91) 3252-2843 ‎
Horário de funcionamento: segunda à sexta, das 9h às 14h – Horário especial nas terças-feiras, das 9h às 21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário