MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Exposição 'Sincretismo' mistura grafite, bordados, costuras e tecidos


'Sincretismo' é a mistura dos trabalhos de Drika Chagas e Mestre Nato.
A mostra pode ser visitada até o dia 29 de junho, no galeria Mabeu.

Do G1 PA

Até o dia 29 de junho os amantes da arte vão poder conferir a exposição 'Sincretismo'. A mostra é resultado da mistura dos trabalhos de dois grandes artistas. Os bordados, as costuras e os tecidos de Mestre Nato e o grafite de Drika Chagas exploram as conexões da cultura popular trabalhada pelos dois. A exposição pode ser visitada na galeria Mabeu, na Travessa Padre Eutíquio, em Belém.
Na exposição, com curadoria de Yeda Potiguar, Mestre Nato apresenta estandartes com figuras medievais incorporadas em entidades caboclas, costuradas em suportes de tecidos. Há ainda seres do mar e também trovões. Figuras e personagens que brotam das experimentações do artista. Encantarias que nascem de costuras, tecidos, pinturas e bordados.
A exposição 'Sincretismo' poderá ser visitada até o dia 29 de junho, na Galeria Mabeu, em Belém (Foto: Divulgação)A exposição 'Sincretismo' poderá ser visitada até o dia
29 de junho, na Galeria Mabeu, em Belém
(Foto: Divulgação)
Fronteira e delimitação não fazem parte dos trabalhos dos artistas, ao contrário, a mostra expressa a estética de cada um. O que segundo eles, resultou na cultura popular como caminho para a expressão. “Os dois partem do popular. Se interligam. A arte dele é muito urbana, assim como o grafite”, diz a artista plástica Drika Chagas. Mas o ponto de encontro vai além disso. As obras carregam o misticismo como essência e conceito. “A gente tentar buscar uma linguagem mística. Se você for ver as mulheres da obra dela, são mulheres muito místicas. E eu trabalho com o sincretismo religioso dos santos católicos com os orixás do candomblé”, garante Mestre Nato.
Graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Pará, Drika Chagas conheceu o grafite aos 15 anos, através de uma revista. Logo depois foi para São Paulo, onde fez uma oficina de grafitagem. Mestre Nato e Drika têm a rua como palco para a arte. Os estandartes do mestre circulam nas mãos do povo durante os cortejos, como os arrastões do grupo paraense Arraial do Pavulagem. A arte de Drika é representante legítima das produções dos muros da cidade. Está na rua, ao alcance do povo.
Serviço:
A exposição 'Sincretismo' pode ser visitada até o dia 29 de junho na Galeria Mabeu - Travessa Padre Eutíquio, 1309. A galeria funciona de segunda a sexta, de 10h às 12h e de 13h30 às 19h30. E sábado de 9h às 12h. Mais informações pelo 91 - 3221.6100

Nenhum comentário:

Postar um comentário